Buscar

ROBERTO CARLOS apossou-se de imóvel urbano, em 14 de julho de 2000, localizado no município da Serra, a área do imóvel é de 150 m². ROBERTO CARLOS ...

ROBERTO CARLOS apossou-se de imóvel urbano, em 14 de julho de 2000, localizado no município da Serra, a área do imóvel é de 150 m². ROBERTO CARLOS permaneceu no mesmo por sete anos e nesse tempo construiu uma casa modesta: com dois quartos, uma cozinha, um banheiro e uma sala, realizando uma construção que equivale a 100 m², utilizando o bem para moradia sua e de sua família. Ao sair, alugou-o para MARIA RITA pelo prazo de três anos. Tendo a mesma abandonado o imóvel após dois anos de locação, não avisa a ROBERTO CARLOS que tem interesse de rescindir o contrato de locação, desocupa o bem sem dar explicações para o Locador. JOÃO quando vê MARIA RITA desocupando o imóvel, resolve ocupá-lo. ROBERTO CARLOS não possui nenhum outro bem. Diante da situação descrita, assinale a única alternativa correta:


a) ROBERTO CARLOS não pode ser considerado possuidor do imóvel.
b) Quando ROBERTO CARLOS aluga o imóvel para MARIA RITA eles passam a ser considerados, respectivamente, possuidor indireto e direto do bem.
c) JOÃO será considerado mero detentor do imóvel.
d) JOÃO perturbou a posse de ROBERTO CARLOS, de forma que este pode ajuizar uma Ação de Reintegração de Posse.
e) Considerando o fato de que ROBERTO CARLOS não possui nenhum documento que comprove a qualidade de proprietário do bem, ele precisaria possuir o imóvel pelo prazo de 15 anos para ter direito a adquiri-lo por meio da usucapião.

Essa pergunta também está no material:

prova civil
4 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) JOÃO perturbou a posse de ROBERTO CARLOS, de forma que este pode ajuizar uma Ação de Reintegração de Posse. Isso ocorre porque ROBERTO CARLOS é considerado possuidor do imóvel, já que o possuiu por mais de 7 anos e construiu uma casa modesta no local. Quando alugou o imóvel para MARIA RITA, ela se tornou possuidora direta do bem e ROBERTO CARLOS, possuidor indireto. No entanto, quando MARIA RITA abandonou o imóvel sem avisar ROBERTO CARLOS, JOÃO ocupou o local, perturbando a posse do proprietário legítimo. Assim, ROBERTO CARLOS pode ajuizar uma Ação de Reintegração de Posse para recuperar o imóvel.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais