Buscar

Justifique o fenômeno ocorrido com a bússola quando se fechava o circuito. O fenômeno que ocorre com a bússola quando se fecha um circuito elétric...

Justifique o fenômeno ocorrido com a bússola quando se fechava o circuito.

O fenômeno que ocorre com a bússola quando se fecha um circuito elétrico está relacionado ao eletromagnetismo e à influência de um campo magnético gerado pelo fluxo de corrente elétrica no circuito.
Quando você fecha um circuito elétrico, permitindo que a corrente flua através dele, uma corrente elétrica passa pelo fio condutor do circuito.
De acordo com a Lei de Ampère, quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ela gera um campo magnético ao redor desse condutor.
Esse campo magnético cria um efeito sobre a agulha da bússola, que é magnetizada e tende a se alinhar com o campo magnético ao seu redor.
Portanto, quando uma corrente elétrica flui através de um circuito próximo à bússola, o campo magnético criado pela corrente elétrica afeta a agulha, fazendo-a desviar-se da direção anterior que apontava (geralmente para o Norte geográfico).

Essa pergunta também está no material:

Física - Ondas, Eletricidade e Magnetismo - Atividade 3
4 pág.

Física Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Quando se fecha um circuito elétrico, uma corrente elétrica passa pelo fio condutor do circuito, gerando um campo magnético ao redor desse condutor, de acordo com a Lei de Ampère. Esse campo magnético cria um efeito sobre a agulha da bússola, que é magnetizada e tende a se alinhar com o campo magnético ao seu redor. Portanto, quando uma corrente elétrica flui através de um circuito próximo à bússola, o campo magnético criado pela corrente elétrica afeta a agulha, fazendo-a desviar-se da direção anterior que apontava (geralmente para o Norte geográfico).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais