Buscar

Fátima é assistente social e atua em uma equipe multiprofissional composta por um advogado, uma psicóloga, e um administrador. O serviço que ela re...

Fátima é assistente social e atua em uma equipe multiprofissional composta por um advogado, uma psicóloga, e um administrador. O serviço que ela realiza é voltado para o acolhimento de pessoas em situação de rua, previsto na tipificação dos serviços da política de assistência social. É salutar que as ações desenvolvidas por essa equipe sejam realizadas de forma interdisciplinar e que privilegiem articulações com outros serviços e programas de outros setores. 

Tendo esse caso em mente, analise as afirmativas a seguir, concernentes à atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar.

I. Ao abordar os problemas sociais de maneira integrada, no espaço social onde se manifestam, considerando os diversos atores sociais envolvidos como sujeitos do processo, se faz necessária a descentralização.

II. O processo de descentralização envolve mudanças na articulação entre Estado e sociedade e entre o poder público e a realidade social, e implica mudar a atuação do Estado e o seu papel na gestão das políticas sociais.

III. A intersetorialidade é a articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar efetividade.

IV. Em situações complexas, a interdisciplinaridade atua de forma insuficiente visto que para o desenvolvimento social e a superação da exclusão social basta o conhecimento do Serviço Social. 

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas apresentadas são: A) I e II estão corretas. B) II e III estão corretas. C) III e IV estão corretas. D) I, II e III estão corretas. E) II, III e IV estão corretas. A resposta correta é a alternativa D) I, II e III estão corretas. Justificativa: I. Ao abordar os problemas sociais de maneira integrada, no espaço social onde se manifestam, considerando os diversos atores sociais envolvidos como sujeitos do processo, se faz necessária a descentralização. II. O processo de descentralização envolve mudanças na articulação entre Estado e sociedade e entre o poder público e a realidade social, e implica mudar a atuação do Estado e o seu papel na gestão das políticas sociais. III. A intersetorialidade é a articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar efetividade. A interdisciplinaridade é fundamental para a atuação em equipe multiprofissional, pois permite a articulação de saberes e experiências de diferentes áreas para a resolução de problemas complexos. A afirmação IV está incorreta, pois a superação da exclusão social requer a atuação conjunta de diferentes profissionais e áreas do conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais