Buscar

Das opções a seguir, assinale a que se mostra adequadas com a Constituição Federal. Intervenção federal só pode ser decretada pelo Presidente da R...

Das opções a seguir, assinale a que se mostra adequadas com a Constituição Federal.

Intervenção federal só pode ser decretada pelo Presidente da República, mediante requisição do Supremo Tribunal Federal, com autorização prévia do Congresso Nacional.
O Supremo Tribunal Federal pode determinar a intervenção estadual, que será posteriormente apreciada pelo Senado.
O Governador de Estado está juridicamente autorizado a descumprir decisões judiciais.
O Supremo Tribunal Federal pode determinar a intervenção federal, que será posteriormente apreciada pelo Congresso Nacional.
O Presidente da República poderá decretar a intervenção federal, se provocado pelo Procurador Geral da República e com autorização prévia do Congresso Nacional, que exercerá um controle político.
a) Intervenção federal só pode ser decretada pelo Presidente da República, mediante requisição do Supremo Tribunal Federal, com autorização prévia do Congresso Nacional.
b) O Supremo Tribunal Federal pode determinar a intervenção estadual, que será posteriormente apreciada pelo Senado.
c) O Governador de Estado está juridicamente autorizado a descumprir decisões judiciais.
d) O Supremo Tribunal Federal pode determinar a intervenção federal, que será posteriormente apreciada pelo Congresso Nacional.
e) O Presidente da República poderá decretar a intervenção federal, se provocado pelo Procurador Geral da República e com autorização prévia do Congresso Nacional, que exercerá um controle político.

Essa pergunta também está no material:

avaliação
1 pág.

Direito Constitucional I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) Intervenção federal só pode ser decretada pelo Presidente da República, mediante requisição do Supremo Tribunal Federal, com autorização prévia do Congresso Nacional. Isso está previsto no artigo 34 da Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais