Buscar

Paciente, sexo masculino, 43 anos, relata que torceu o tornozelo esquerdo ao descer de uma escada para um solo irregular, dois dias antes da consul...

Paciente, sexo masculino, 43 anos, relata que torceu o tornozelo esquerdo ao descer de uma escada para um solo irregular, dois dias antes da consulta, e que não consegue andar sem mancar, desde a lesão. O exame revela que o paciente apresenta edema e dor localizados sobre a face lateral do tornozelo esquerdo. Nesse caso, visando à analgesia e diminuição do edema, deve-se indicar para o paciente:

O tornozelo é uma articulação complexa, do tipo sinovial, composta por cápsula articular, ligamentos e músculos, com grandes possibilidades cinesiológicas que favorecem o movimento, mas sua instabilidade pode resultar em entorses.
Essas poderão ocorrer por inversão ou eversão, sendo que o mecanismo de trauma por inversão consiste nos movimentos de flexão plantar, supinação e adução justificada pela posição lateral do ligamento talo-fibular-anterior (LTFA), que é responsável por seu estresse.
Não se deve propor um tratamento à base de exercícios em cadeia cinética fechada, pois esses exercícios trariam maior comprometimento à articulação talocrural, causando um agravamento da lesão.
Ainda na fase aguda da entorse de tornozelo, podem ser utilizados métodos proprioceptivos para tratamento, pois esses ativam a sensibilidade dos receptores nos músculos, tendões, ligamentos, nas articulações e cápsulas, estimulam a consciência sinestésica dos movimentos específicos, permitem a percepção da posição e mudança do segmento no espaço.
Flexão/extensão, adução/abdução, rotação interna/rotação externa, circundução.
Repouso. Alongamento do músculo tríceps sural. Mobilização passiva e posicionamento adequado dos MMII, mantendo a elevação de aproximadamente 30° a 40°dos MMII quando o paciente estiver em DD. Exercícios resistidos e exercício de alongamento utilizando a técnica contrai-relaxa. Exercícios resistidos e posicionamento adequado dos MMII, mantendo a elevação de aproximadamente 30° a 40°dos MMII quando o paciente estiver em DD.
Crioterapia, compressão, elevação do membro afetado e repouso.

Essa pergunta também está no material:

exercício 5 - Prevenção Musculo Esquelética
4 pág.

Recuperação Musculoesquelética Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, para analgesia e diminuição do edema no tornozelo esquerdo do paciente, deve-se indicar o repouso, a elevação do membro afetado, a compressão e a crioterapia. Além disso, pode ser utilizado o método proprioceptivo para tratamento, que ativa a sensibilidade dos receptores nos músculos, tendões, ligamentos, nas articulações e cápsulas, estimulando a consciência sinestésica dos movimentos específicos. Não se deve propor um tratamento à base de exercícios em cadeia cinética fechada, pois esses exercícios trariam maior comprometimento à articulação talocrural, causando um agravamento da lesão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais