Buscar

Em relação à composição, quais os tipos de cálculos urinários? O que podemos fazer para evitar a formação de cálculos urinários? A litíase urinári...

Em relação à composição, quais os tipos de cálculos urinários? O que podemos fazer para evitar a formação de cálculos urinários?

A litíase urinária é a formação de cálculos nos rins acarretando em obstrução do mesmo e levando a diminuição da função renal e prejudicando o fluxo urinário, podendo ser assintomática ou se manifestar através de cólica renal, um quadro de dor intensa em decorrência da obstrução do fluxo de urina vindo do rim em direção a bexiga, que acarreta em uma dilatação e aumento de pressão no rim, causando dor forte na região lombar, podendo trazer alguns problemas como sangramento na urina, infecção urinária ou dano à função renal.
Os cálculos podem surgir por dieta rica em sais e proteínas aliadas a pouca hidratação, o que pode levar a alterações anatômicas nas vias urinárias e/ou distúrbios no metabolismo do sangue e urina, deixando a urina propensa ao surgimento de pedras. Além disso, obesidade e antecedentes familiares de pedras aumentam o risco para o surgimento da patologia.
Os cálculos podem ser classificados quanto sua localização e composição, e quanto a composição sao classificados em cálculos de: oxalato de cálcio puro, oxalato de cálcio e fosfato, fosfato de cálcio puro, estruvita (formado de fosfato amoníaco magnesiano), ácido úrico e cistina.
As principais medidas para evitar a formação de cálculos urinários consistem em manter a ingestão adequada de líquidos, dieta pobre em sal e proteína animal, para diminuir a chance de novas reincidivas.
Em relação à prevenção, por se tratar de patologia recidivante, se sugere que indivíduos acometidos com a doença sejam submetidos à exames de urina e sangue para análise de perfil metabólico e realizar correções com o uso de medicamentos.
É importante que pacientes portadores desse problema procurem um urologista para realizar investigação e exames radiológicos a fim de avaliar a situação atual, diagnosticar precocemente iniciar tratamento adequado para evitar crises e complicações.

Essa pergunta também está no material:

TICs 07 - Litíase Urinária
5 pág.

Medicina Faculdade de Medicina de GaranhunsFaculdade de Medicina de Garanhuns

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os tipos de cálculos urinários são classificados de acordo com sua composição, sendo eles: oxalato de cálcio puro, oxalato de cálcio e fosfato, fosfato de cálcio puro, estruvita (formado de fosfato amoníaco magnesiano), ácido úrico e cistina. Para evitar a formação de cálculos urinários, é importante manter uma boa hidratação, com a ingestão adequada de líquidos, além de seguir uma dieta pobre em sal e proteína animal. É recomendado também realizar exames de urina e sangue para análise de perfil metabólico e, se necessário, utilizar medicamentos para correção de distúrbios metabólicos. É importante procurar um urologista para avaliação e tratamento adequado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais