Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário - Nota final - Conteúdo do exercício - Conteúdo do exercício - 2. Pergunta 2 - Leia o trecho a seguir: ...

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário - Nota final - Conteúdo do exercício - Conteúdo do exercício - 2. Pergunta 2 - Leia o trecho a seguir: “Essa ampliação e universalização do conceito de ‘trabalhador’ e ‘trabalhadora’ não é simplesmente semântica ou teórica. Pelo contrário: ela está no cerne da universalização dos direitos de cidadania e de acesso à saúde, e, por conseguinte, ela rompe com as delimitações formais do passado, quase sempre vinculadas a ideias de ‘empregado’, de ‘celetista’, com ‘registro em carteira profissional’, ‘contribuinte da Previdência Social’, e outras similares. No nosso entendimento, ela consolida, também, a tendência de deslocamento setorial – do Trabalho e Previdência, para a Saúde – no campo da Seguridade Social, com necessárias expressões operacionais na estrutura do Estado.” Fonte: MENDES, R. Patogênese das novas morfologias do trabalho no capitalismo contemporâneo: conhecer para mudar. Estudos avançados. São Paulo, v. 34, n. 98, 2020, p. 100. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os Aspectos éticos e legais em Saúde do Trabalhador, podemos dizer que o texto citado se refere à Portaria nº 1.823 de 23 de dezembro de 2012, que instituiu:

A ampliação e universalização do conceito de ‘trabalhador’ e ‘trabalhadora’ está no cerne da universalização dos direitos de cidadania e de acesso à saúde.
A ampliação e universalização do conceito de ‘trabalhador’ e ‘trabalhadora’ rompe com as delimitações formais do passado, quase sempre vinculadas a ideias de ‘empregado’, de ‘celetista’, com ‘registro em carteira profissional’, ‘contribuinte da Previdência Social’, e outras similares.
A ampliação e universalização do conceito de ‘trabalhador’ e ‘trabalhadora’ consolida a tendência de deslocamento setorial – do Trabalho e Previdência, para a Saúde – no campo da Seguridade Social, com necessárias expressões operacionais na estrutura do Estado.
1. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
2. Correta: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil (PNSTT).
3. A Comissão Interministerial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT).
4. A Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST).
5. O Código Internacional de Ética dos Profissionais de Saúde no Trabalho.

Essa pergunta também está no material:

AOL 1 - SAÚDE DO TRABALHADOR
8 pág.

Saúde do Trabalhador Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto citado se refere à alternativa correta 2: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil (PNSTT).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais