Buscar

A crítica social-democrata ao imperialismo tem no liberal-democrata inglês John Atkinson Hobson e no �lósofo austríaco Karl Johann Kautsky seus pri...

A crítica social-democrata ao imperialismo tem no liberal-democrata inglês John Atkinson Hobson e no �lósofo austríaco Karl Johann Kautsky seus principais representantes. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor resume o argumento dos dois autores.


Enquanto Kautsky endossou a tese da "expansão vital alemã", o que o tornou uma das principais referências do nacional-socialismo que se desenvolveria naquele país na década de 1930, Hobson se manteve perto dos marxistas revolucionários.
Kautsky endossou a tese de Lenin de que o imperialismo seria a última fase da evolução do capitalismo, com a diferença que o marxista russo já propunha o salto direto ao comunismo, enquanto o social-democrata austríaco propunha o intermédio socialista. Já Hobson defendeu a efetivação de políticas públicas que minimizassem o empobrecimento dos diversos proletariados nacionais, diminuindo, assim, a necessidade da expansão imperialista.
Enquanto Hobson apoiou o imperialismo, endossando a tese do livre mercado e da livre competição, Kaustky se manteve próximo dos marxistas revolucionários.
Hobson defendeu a efetivação de políticas públicas que minimizassem o empobrecimento dos diversos proletariados nacionais, diminuindo, assim, a necessidade da expansão imperialista. Já Kautsky convidou as nações capitalistas a redimensionarem suas ambições pelo lucro, construindo relações internacionais menos tensas.

Essa pergunta também está no material:

ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL
5 pág.

Economia Política Internacional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A crítica social-democrata ao imperialismo tem em John Atkinson Hobson e Karl Johann Kautsky seus principais representantes. Enquanto Kautsky endossou a tese de Lenin de que o imperialismo seria a última fase da evolução do capitalismo, com a diferença que o marxista russo já propunha o salto direto ao comunismo, enquanto o social-democrata austríaco propunha o intermédio socialista. Já Hobson defendeu a efetivação de políticas públicas que minimizassem o empobrecimento dos diversos proletariados nacionais, diminuindo, assim, a necessidade da expansão imperialista.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais