Buscar

Sobre as zonas de convergência que atuam no território brasileiro, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- ZCIT. II- ZCAS. III- ZCOU....

Sobre as zonas de convergência que atuam no território brasileiro, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- ZCIT.
II- ZCAS.
III- ZCOU.

( ) Outros dois mecanismos interferem paralelamente na gênese desta zona de convergência, um de cunho termodinâmico (aquecimento continental) e outro de ordem dinâmica (deslocamento da FPA).
( ) Tal zona de convergência é uma área de pressões relativamente baixas, situada entre as latitudes 10° N e 5° S, marcada por uma saliente instabilidade atmosférica, que auxilia o estabelecimento de intensas correntes ascendentes, organizando grandes nuvens convectivas, causadoras de chuvas consideráveis.
( ) É uma área de convergência em baixos e médios níveis que acontece em um trecho orientado de NW para SE. Via de regra, esta área está ligada com uma copiosa nebulosidade e precipitação, geralmente, entre outubro e abril. Assemelha-se com outra zona, mas, em geral, têm menor duração.
( ) Em geral, em anos de El Niño, a formação desta zona de convergência é dificultada, mas isto não quer dizer que o fenômeno não ocorre. Por outro lado, a La Niña facilita sua configuração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A II - I - III - I.
B II - I - III - II.
C III - I - I - II.
D I - I - II - III.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual - Climatologia
5 pág.

Geometria Analítica e Álgebra Linear Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa B: II - I - III - II. Explicação: - I- ZCIT: é uma zona de convergência intertropical, que é uma área de pressões relativamente baixas, situada entre as latitudes 10° N e 5° S, marcada por uma saliente instabilidade atmosférica, que auxilia o estabelecimento de intensas correntes ascendentes, organizando grandes nuvens convectivas, causadoras de chuvas consideráveis. - II- ZCAS: é uma zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma área de convergência em baixos e médios níveis que acontece em um trecho orientado de NW para SE. Via de regra, esta área está ligada com uma copiosa nebulosidade e precipitação, geralmente, entre outubro e abril. Assemelha-se com outra zona, mas, em geral, têm menor duração. - III- ZCOU: é a zona de convergência do Oceano Índico, que é uma zona de convergência intertropical. Outros dois mecanismos interferem paralelamente na gênese desta zona de convergência, um de cunho termodinâmico (aquecimento continental) e outro de ordem dinâmica (deslocamento da FPA). Portanto, a sequência correta é II - I - III - II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais