Buscar

O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi um órgão criado pela igreja para combater as heresias ainda no período Medieval. Sobre o Tribunal do S...

O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi um órgão criado pela igreja para combater as heresias ainda no período Medieval. Sobre o Tribunal do Santo Ofício, analise as sentenças a seguir:

I- O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi criado pela Igreja Católica Romana para auxiliar no combate às heresias. Ele passou por diversas reestruturações e contava, inicialmente, com bulas papais, que deveriam ser seguidas pelos inquisidores.

II- A Inquisição foi um tribunal formado para combater os judeus. Sua atuação não foi eficaz e pouco tempo depois foi extinta.

III- A força e o poderio da Inquisição estavam não só nas prisões, como também no espetáculo feito aos sentenciar os réus, além do aparato do medo e das denúncias.

IV- A tortura foi largamente empregada pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, principalmente no início do processo, tendo em vista amedrontar os réus.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, III e IV estão corretas.

B) As sentenças II e IV estão corretas.

C) As sentenças I, II e IV estão corretas.

D) As sentenças I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As sentenças I, III e IV estão corretas. A sentença I está correta, pois o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi criado pela Igreja Católica Romana para auxiliar no combate às heresias e passou por diversas reestruturações, contando inicialmente com bulas papais que deveriam ser seguidas pelos inquisidores. A sentença II está incorreta, pois a Inquisição não foi formada para combater os judeus, mas sim para combater as heresias em geral. A sentença III está correta, pois a força e o poderio da Inquisição estavam não só nas prisões, mas também no espetáculo feito ao sentenciar os réus, além do aparato do medo e das denúncias. A sentença IV está correta, pois a tortura foi largamente empregada pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, principalmente no início do processo, tendo em vista amedrontar os réus.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais