Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a abordagem crítico-emancipatória, ela propõe que, nas atividades de Educação Física, o conteúdo não pode ser apenas prático, ele também deve ser problematizado. Portanto, nessa abordagem, como a avaliação é vista?


1. Não punitiva, pois o aluno vai ser avaliado conforme o que aprendeu.
2. Punitiva, pois o aluno será avaliado através das provas tradicionais.
3. Punitiva, pois o aluno precisa entender que a prática é importante, mas ele precisa antes de tudo entender os conceitos.
4. Não punitiva, privilegiando a autoavaliação de cada aluno.
5. Não punitiva, mas sem privilegiar a autoavaliação de cada um, o professor é quem deve avaliar somente.
User badge image
EducaFit

há 2 anos

User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Na abordagem crítico-emancipatória, a avaliação é vista como um processo não punitivo, que busca compreender o aprendizado do aluno de forma mais ampla. Portanto, a alternativa correta é: 1. Não punitiva, pois o aluno vai ser avaliado conforme o que aprendeu. Essa abordagem valoriza a reflexão e a problematização, promovendo uma avaliação que considera o desenvolvimento do aluno e não apenas o desempenho em provas tradicionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Na abordagem crítico-emancipatória, a avaliação é vista como não punitiva, pois o aluno será avaliado conforme o que aprendeu. A autoavaliação é privilegiada, mas o professor também pode avaliar o aluno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da abordagem crítico-emancipatória, marque a alternativa correta.


1. A abordagem crítico-emancipatória tem como base a teoria sociológica da ação comunicativa, concebida por Elenor Kunz.
2. A abordagem crítico-emancipatória tem como base a teoria sociológica e histórico dialética, concebido por Jurgen Habermas.
3. A abordagem crítico-emancipatória tem como base um referencial materialista histórico dialético, concebido por Elenor Kunz.
4. A abordagem crítico-emancipatória tem como base a teoria sociológica da ação comunicativa, concebida por Jurgen Habermas.
5. A abordagem crítico-emancipatória tem como base um referencial materialista histórico dialético, concebido por Jurgen Habermas.

A Educação Física é referida na abordagem crítico-superadora de forma clara como um projeto socialista. Considerando a abordagem crítico-superadora, como a Educação Física é compreendida?


1. Uma disciplina cujo objetivo é expressar seus sentimentos através dos esportes.
2. Uma disciplina cujo objetivo é treinar os alunos para competições.
3. Uma disciplina cujo o objetivo de estudo é expressão corporal como linguagem.
4. Uma disciplina cujo objetivo de estudo é formar atletas.
5. Uma disciplina cujo o objetivo de estudo é expressão de dança e cultura.

Quando centramos nossa visão no aluno, devemos ter a intenção de garantir a possibilidade de ampliar mais do que apenas o seu repertório motor. Nesse sentido, a partir do trecho lido e dos conhecimentos adquiridos com o estudo do texto-base da disciplina, marque a alternativa correta.


1. O planejamento e a antecipação por parte do professor de movimento tendem a gerar traumas de crescimento no desenvolvimento cognitivo do aluno.
2. O trabalho com a sustentação postural desde a Educação Infantil é papel do professor de movimento, com o intuito de gerar novos atletas.
3. O planejamento e a antecipação das ações devem ser incentivados pelo professor de movimento visando à autonomia do aluno.
4. O trabalho com alongamentos prolongados é papel do professor de movimento para que as crianças do Ensino Infantil fiquem mais relaxadas.
5. O planejamento e a antecipação da tensão muscular por parte do professor de movimento é importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Leia o excerto a seguir:
“A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal. Ela será configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como as nomeadas anteriormente: jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. O estudo desse conhecimento visa aprender a expressão corporal como linguagem”. (COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. p. 62.)
O trecho do livro “Metodologia do ensino da Educação Física” descreve a cultura corporal. Apesar desse livro ser referência na abordagem crítica-superadora, outras abordagens descritas na década de 1990 refletiam sobre a cultura corporal, papel importante sobre a identidade e o direcionamento da área. Isso trouxe, consequentemente, novas perspectivas em relação ao papel da Educação Física escolar. Considerando as informações do livro-texto sobre o conceito de cultura corporal presente nas abordagens criadas, assinale a alternativa que descreve o conceito da cultura corporal do movimento e sua relação com a formação dos alunos.


1. A cultura corporal do movimento tem como objetivo trazer o entendimento da Educação Física no aspecto biológico, considera que os alunos devem compreender o funcionamento anatômico e fisiológico de seu corpo, a fim de promover a saúde e, desse modo, melhorar a qualidade de vida da população.
2. Na década de 1990, as abordagens que surgiram tinham como perspectiva responder e atender às necessidades da classe trabalhadora, com o intuito de preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Assim, a cultura corporal era a preparação do corpo para execução das tarefas laborais.
3. A cultura corporal de movimento significa compreender e estudar o corpo sem relação histórica, pois entende-se que o movimento é um gesto biológico, ou seja, é independente do momento histórico.
4. A Educação Física escolar pautada na cultura corporal do movimento é entendida como uma disciplina que influencia a sociedade e, ao mesmo tempo, sofre influência dela. Sendo assim, essa disciplina tem como conteúdo o corpo e movimento como meio e fim, além de estimular a autoavaliação e a emancipação dos sujeitos.
5. A Educação Física na escola, pautada na cultura corporal do movimento, tinha como objetivo reproduzir com perfeição técnica os esportes, e o professor em sua prática pedagógica tinha o papel central no controle e na adequação dos movimentos corporais, sempre em busca do aperfeiçoamento técnico.

Outra característica da abordagem crítico-superadora é a simultaneidade. Não é possível dividir o conhecimento em etapas, pois de alguma forma eles se conectam, como ocorre com qual das áreas abaixo mencionadas?


1. Ciências Físicas e Biológicas.
2. Ciências Físicas e Humanas.
3. Ciências Física e Exatas.
4. Ciências Físicas e Biológicas e Humanas.
5. Ciências Físicas e Biológicas e Exatas.

A Abordagem Desenvolvimentista considera que o objeto de estudo da Educação Física é o movimento, sendo este seu meio e fim. Essa abordagem tem como principais objetivos promover a aprendizagem do movimento pelas crianças, com base em marcos bem definidos de desenvolvimento. As novas aquisições perceptivo motoras devem ser estimuladas por meio de atividades e movimentos diversificados. De acordo com a Abordagem Desenvolvimentista, o que a Educação Física escolar deve promover?


1. O desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas.
2. O conhecimento da cultura popular por meio do resgate de jogos tradicionais.
3. O desenvolvimento do gesto técnico das principais modalidades olímpicas.
4. O desenvolvimento do gosto pela prática regular de exercícios físicos.
5. A

Analise as frases a seguir e aponte a que explica corretamente, de acordo com a Abordagem Desenvolvimentista, a forma de estruturar as aulas de Educação Física explanada no texto acima.


1. Incorreta: As aulas de Educação Física na escola são o momento em que os alunos iniciam o seu processo de desenvolvimento motor de acordo com cada etapa de crescimento.
2. A Educação Física escolar deve priorizar os alunos que se encontram em um nível de desenvolvimento motor considerado adequado para a sua faixa etária.
3. A Educação Física escolar deve priorizar os alunos que se encontram em nível de desenvolvimento motor considerado abaixo do adequado para a sua faixa etária.
4. As aulas de Educação Física devem considerar as diferenças culturais entre os alunos para a estruturação das aulas, evitando padronização de movimentos.
5. As aulas de Educação Física devem priorizar como conteúdo os movimentos considerados adequados para a faixa etária de cada turma, especificamente.

Considerando o conteúdo do livro-texto sobre as críticas à abordagem crítico-superadora, assinale a alternativa que explica a crítica apresentada a essa abordagem.


1. A principal crítica para essa abordagem é considerar os conhecimentos do senso comum, pois entende-se que o que os alunos acreditam deve ser preservado; o que para autores de outras abordagens é inadmissível, afinal, na Educação Física deve prevalecer o conhecimento cientifico.
2. A principal crítica para abordagem crítico-superadora foi a intenção de instigar o aluno durante a aula a superar seus limites corporais e melhorar sua performance motora, o que visava trabalhar valores como disciplina e dedicação. Assim, com muito treino era possível formar atletas.
3. Essa abordagem foi criticada por seus conteúdos estarem relacionados às questões macroscópicas relativas a aspectos sociais, políticos e econômicos, o que negligenciava o principal foco da Educação Física, que é o movimento.
4. Essa abordagem trouxe o entendimento da educação do físico, ou seja, a educação voltada apenas ao corpo biológico, atrelado ao conceito de corpo como uma máquina, que deveria ser treinado, medido e moldado às necessidades da época.
5. Essa abordagem foi criticada por ter objetivos vinculados aos valores das classes dominantes. Em outras palavras, por meio das aulas de Educação Física eram ensinadas regras de conduta, obediência e comandos dados pela autoridade (juiz). Tais fatores auxiliavam na formação de pessoas passivas frente aos problemas e às

Mais conteúdos dessa disciplina