Buscar

O peso de um objeto depende da aceleração a qual ele está submetido. Quando o objeto está em repouso, sujeito apenas à aceleração da gravidade, tem...

O peso de um objeto depende da aceleração a qual ele está submetido. Quando o objeto está em repouso, sujeito apenas à aceleração da gravidade, temos o peso real do objeto. Chamamos de peso aparente o peso efetivo, ou seja, aquele que realmente sentimos. Quando estamos em um elevador, por exemplo, podemos nos sentir mais leves ou mais pesados, dependendo do sentido da aceleração do elevador.

Considere um objeto sobre uma balança e dentro de um elevador. A balança indica 90N quando o elevador está parado. A leitura, em newtons, da balança quando o elevador está freando durante a subida, com uma desaceleração de 2,0 m/s² é de aproximadamente:

  • 92N
  • 82N
  • 72N
  • 62N
  • 52N


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, precisamos usar a segunda lei de Newton, que diz que a força resultante que age sobre um objeto é igual à massa do objeto multiplicada pela sua aceleração. Quando o elevador está parado, a força resultante que age sobre o objeto é igual ao seu peso real, que é de 90N. Quando o elevador está freando durante a subida, a força resultante que age sobre o objeto é a diferença entre o seu peso real e a força de desaceleração do elevador, que é de 2,0 m/s². Podemos calcular a massa do objeto dividindo o seu peso real pela aceleração da gravidade, que é de 9,8 m/s². Assim, temos: massa = peso real / aceleração da gravidade massa = 90N / 9,8 m/s² massa ≈ 9,18 kg Agora podemos calcular o peso aparente do objeto quando o elevador está freando durante a subida: peso aparente = peso real - força de desaceleração do elevador peso aparente = (massa x aceleração da gravidade) - (massa x desaceleração do elevador) peso aparente = massa x (aceleração da gravidade - desaceleração do elevador) peso aparente = 9,18 kg x (9,8 m/s² - 2,0 m/s²) peso aparente ≈ 72N Portanto, a leitura da balança quando o elevador está freando durante a subida é de aproximadamente 72N. A alternativa correta é a letra C).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais