Buscar

Pesquise sobre equilíbrios de solubilidade e seus aspectos quantitativos. Existe quando um composto químico no estado sólido está em equilíbrio qu...

Pesquise sobre equilíbrios de solubilidade e seus aspectos quantitativos.

Existe quando um composto químico no estado sólido está em equilíbrio químico com uma solução desse composto.
O sólido pode dissolver-se inalterado, por dissociação ou com reação química com outro constituinte do solvente, como um ácido ou um álcali.
Aspectos quantitativos das soluções são as proporções estabelecidas entre a quantidade de substância dissolvida (soluto) e a quantidade da substância que faz a dissolução (solvente).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O equilíbrio de solubilidade é um tipo de equilíbrio químico que ocorre quando um composto químico no estado sólido está em equilíbrio com uma solução desse composto. Esse equilíbrio pode ocorrer de três maneiras diferentes: 1. Dissolução inalterada: o sólido se dissolve na solução sem sofrer alterações químicas. 2. Dissociação: o sólido se dissolve na solução e se dissocia em seus íons constituintes. 3. Reação química: o sólido se dissolve na solução e reage com outro constituinte do solvente, como um ácido ou um álcali. Os aspectos quantitativos das soluções são as proporções estabelecidas entre a quantidade de substância dissolvida (soluto) e a quantidade da substância que faz a dissolução (solvente). Essas proporções podem ser expressas de várias maneiras, como a concentração molar, a fração molar e a porcentagem em massa. O equilíbrio de solubilidade é influenciado por vários fatores, como a temperatura, a pressão e a presença de outros solutos na solução. A solubilidade de um composto pode ser determinada experimentalmente e é geralmente expressa em gramas de soluto por litro de solução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais