Buscar

As gerações da EaD avançaram muito dado ao potencial de interação que as tecnologias proporcionaram em todas as áreas do conhecimento. Hoje essas t...

As gerações da EaD avançaram muito dado ao potencial de interação que as tecnologias proporcionaram em todas as áreas do conhecimento. Hoje essas tecnologias são utilizadas para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem presencial e virtual, discutindo-se, contudo, muito sobre os modelos educacionais para ambas as modalidades. Sobre as gerações do Ensino à distância, assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. ( ) A primeira geração foi marcada pelo ensino por correspondência, direcionados a cursos profissionais de formação inicial e continuada e pela rádio educação com intuito de massificar a alfabetização. ( ) A segunda geração apresenta os ambientes interativos e o e-Learning, que também utiliza os recursos citados anteriormente, porém fazendo uso de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEAs) pela Web. ( ) A terceira geração é caracterizada como a teleducação ou geração multimídia, o que antes era apresentado por meio do rádio, passa a ser apresentado pela televisão e pelos seus recursos de gravação de vídeo aulas, como as fitas VHS, além da formação inicial e continuada, essa geração abordava conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. ( ) A quarta geração apresenta o blended learning, ou seja, a EaD ainda considera que os recursos virtuais e a interação online estejam presentes nos ambientes virtuais, apresentando a aprendizagem mista. ( ) A quinta fase de acordo com Aretio (2014), apresenta a aprendizagem móvel. Ela é oportunizada graças aos dispositivos móveis, como tablets e celulares, que conectados à Internet desempenham funções muito similares ao que antes apenas os computadores desenvolviam. ( ) A sexta fase, apresenta a Educação 2.0, com a contribuição da Internet, que passa a trabalhar com inúmeras ferramentas de compartilhamento de informações por qualquer usuário, uma questão inovadora, pois até então quem criava e distribuía conteúdos na Internet eram apenas as pessoas com amplos conhecimentos em computação. ( ) A sétima fase apresenta os MOOCs (massive open online courses), que são cursos online abertos e massivos, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à Internet. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das gerações do Ensino à distância:

( ) A primeira geração foi marcada pelo ensino por correspondência, direcionados a cursos profissionais de formação inicial e continuada e pela rádio educação com intuito de massificar a alfabetização.
( ) A segunda geração apresenta os ambientes interativos e o e-Learning, que também utiliza os recursos citados anteriormente, porém fazendo uso de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEAs) pela Web.
( ) A terceira geração é caracterizada como a teleducação ou geração multimídia, o que antes era apresentado por meio do rádio, passa a ser apresentado pela televisão e pelos seus recursos de gravação de vídeo aulas, como as fitas VHS, além da formação inicial e continuada, essa geração abordava conteúdos do Ensino Fundamental e Médio.
( ) A quarta geração apresenta o blended learning, ou seja, a EaD ainda considera que os recursos virtuais e a interação online estejam presentes nos ambientes virtuais, apresentando a aprendizagem mista.
( ) A quinta fase de acordo com Aretio (2014), apresenta a aprendizagem móvel. Ela é oportunizada graças aos dispositivos móveis, como tablets e celulares, que conectados à Internet desempenham funções muito similares ao que antes apenas os computadores desenvolviam.
( ) A sexta fase, apresenta a Educação 2.0, com a contribuição da Internet, que passa a trabalhar com inúmeras ferramentas de compartilhamento de informações por qualquer usuário, uma questão inovadora, pois até então quem criava e distribuía conteúdos na Internet eram apenas as pessoas com amplos conhecimentos em computação.
( ) A sétima fase apresenta os MOOCs (massive open online courses), que são cursos online abertos e massivos, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à Internet.
a) V, F, F, V, V, F, V
b) V, V, F, V, V, F, V
c) V, V, F, V, F, V, V
d) F, V, F, V, V, F, V
e) V, V, V, V, V, V, V

Essa pergunta também está no material:

Educação e Tecnologias IV
6 pág.

Tecnologias na Pedagogia Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) V, V, F, V, V, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais