Buscar

O sistema processual pátrio estabelece duas espécies de incompetência: a incompetência absoluta e a incompetência relativa. Acerca do tema, assinal...

O sistema processual pátrio estabelece duas espécies de incompetência: a incompetência absoluta e a incompetência relativa. Acerca do tema, assinale a afirmativa correta:


a. Os critérios absolutos de fixação de competência são previstos em lei com a finalidade de promover a proteção de interesses privados.
b. Em demanda proposta perante juízo absolutamente incompetente, pode haver modificação da competência do juízo.
c. A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação.
d. Seja absoluta ou relativa, a competência não poderá sofrer modificação, sob pena de nulidade da decisão proferida pelo juiz originalmente incompetente.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 6
2 pág.

Teoria Geral do Processo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação." A incompetência absoluta é aquela que não pode ser modificada pelas partes ou pelo juiz, sendo determinada por lei em razão da matéria, da hierarquia ou do território. Já a incompetência relativa é aquela que pode ser modificada pelas partes, desde que não haja prejuízo para a defesa, e pelo juiz, em determinadas situações previstas em lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais