Logo Passei Direto
Buscar
O sistema processual pátrio estabelece duas espécies de incompetência: a incompetência absoluta e a incompetência relativa. Acerca do tema, assinale a afirmativa correta:


a. Os critérios absolutos de fixação de competência são previstos em lei com a finalidade de promover a proteção de interesses privados.
b. Em demanda proposta perante juízo absolutamente incompetente, pode haver modificação da competência do juízo.
c. A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação.
d. Seja absoluta ou relativa, a competência não poderá sofrer modificação, sob pena de nulidade da decisão proferida pelo juiz originalmente incompetente.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Os critérios absolutos de fixação de competência são previstos em lei com a finalidade de promover a proteção de interesses privados. - Esta afirmação não está correta, pois a incompetência absoluta visa proteger interesses públicos e não apenas privados. b) Em demanda proposta perante juízo absolutamente incompetente, pode haver modificação da competência do juízo. - Esta afirmação é falsa, pois a incompetência absoluta não pode ser convalidada ou modificada. c) A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação. - Esta afirmação está correta, pois a incompetência relativa pode ser convalidada pelas partes, que podem escolher o juízo competente. d) Seja absoluta ou relativa, a competência não poderá sofrer modificação, sob pena de nulidade da decisão proferida pelo juiz originalmente incompetente. - Esta afirmação é incorreta, pois a incompetência relativa pode ser modificada pelas partes. Portanto, a alternativa correta é: c) A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "A incompetência relativa ocorre quando o critério de fixação de competência é estabelecido no interesse das partes litigantes, havendo, portanto, possibilidade de sua modificação." A incompetência absoluta é aquela que não pode ser modificada pelas partes ou pelo juiz, sendo determinada por lei em razão da matéria, da hierarquia ou do território. Já a incompetência relativa é aquela que pode ser modificada pelas partes, desde que não haja prejuízo para a defesa, e pelo juiz, em determinadas situações previstas em lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quer tempo e grau de jurisdição as indicadas APENAS em


a. I e III apenas.
b. II apenas
c. I e IV apenas
d. I, III e IV apenas
e. I apenas

Sobre o tema “conexão”, assinale a afirmativa INCORRETA.


a. Reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
b. Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.
c. Não se aplicam as regras de conexão à execução de título extrajudicial e à ação de conhecimento relativa ao mesmo ato jurídico.
d. Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.

Em relação à conexão e à continência:


a. a conexão determina a reunião dos processos, ainda que algum deles já tenha sido julgado.
b. correndo em separado ações conexas perante juízes que têm a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele que saneou o feito em primeiro lugar.
c. havendo incompetência absoluta do juízo para o qual deveriam ser remetidos os autos da ação conexa, não pode ocorrer a reunião das ações pela conexão ou pela continência.
d. reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes forem comuns o objeto, a causa de pedir e o pedido.

O foro contratual convencionado pelas partes


a. pode alterar a competência territorial.
b. pode modificar a competência em razão da matéria.
c. pode alterar a competência em razão da função.
d. produz efeitos quando constar de contrato verbal.

Mais conteúdos dessa disciplina