Logo Passei Direto
Buscar
(Fuvest) Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada

para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina.

pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai.

segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço ar-mado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.

para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais.

X no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas.


a) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina.
b) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai.
c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço ar-mado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.
d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais.
e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada alternativa sobre a Guarda Nacional: a) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina. Falso, a Guarda Nacional não foi criada apenas para atuar no Sul, mas sim em todo o Brasil, com o objetivo de manter a ordem pública. b) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai. Falso, a Guarda Nacional foi criada antes do reinado de D. Pedro II e não era diretamente comandada por ele. c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado. Verdadeiro, a Guarda Nacional foi inspirada na Guarda Nacional Francesa e realmente teve um papel importante em várias rebeliões durante o período regencial e o início do Segundo Reinado. d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais. Falso, a Guarda Nacional não foi criada especificamente para substituir um exército extinto durante a menoridade. e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas. Verdadeiro, a Guarda Nacional foi utilizada como um instrumento pelos setores conservadores para manter a ordem durante o período regencial. Analisando as alternativas, as que estão corretas são a c) e a e). No entanto, como a pergunta pede a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a alternativa que melhor se encaixa é a c), pois é a única que apresenta uma afirmação verdadeira e completa sobre a Guarda Nacional. Portanto, a alternativa correta é: c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas." A Guarda Nacional foi criada em 1831, durante o período regencial, com o objetivo de manter a ordem e a tranquilidade pública, principalmente em relação às revoltas provinciais que ocorriam na época. Ela era composta por cidadãos que se alistavam voluntariamente e que eram treinados para atuar em situações de conflito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O período regencial foi palco de várias revoltas por todo o país. Eram desde membros da elite até a população mais pobre se organizando contra a alta dos impostos, o preço dos alimentos, o recrutamento forçado, etc. Escolha a melhor alternativa que explique a Revolta Farroupilha e a Cabanagem, revoltas ocorridas durante a Regência.

X

Enquanto a Revolta Farroupilha foi liderada por fazendeiros do sul do país e terminou com a negociação e anistia dos seus envolvidos, a Cabanagem foi um movimento popular no norte do país cuja resposta do governo central foi violenta e quase destruiu por completo a cidade de Belém.

A semelhança entre a Revolta Farroupilha e a Cabanagem é que ambas terminaram com a chegada das tropas do governo central, que atacaram os movimentos de maneira violenta e executaram seus principais líderes.

Enquanto a Revolta Farroupilha foi organizada por fazendeiros contra o aumento do preço dos alimentos e terminou de maneira pacífica, a Cabanagem, ocorrida na Bahia pelo mesmo motivo, foi atacada por tropas do governo central que quase destruíram por completo a cidade de Salvador.

A Revolta Farroupilha foi organizada pela população mais pobre do Rio Grande do Sul contra a alta dos impostos, enquanto a Cabanagem foi organizada pela elite de Belém contra a chegada do novo presidente da província.

A Revolta Farroupilha ou Guerra dos Farrapos começou em Santa Catarina devido à alta dos impostos sobre o charque e se espalhou pelo sul do país. A Cabanagem, por outro lado, ocorreu em Belém e foi liderada por escravos exigindo a abolição.


O grande número de rebeliões ocorridas no Período Regencial tiveram como causa fundamental:

a) a defesa da maior liberdade para as províncias.
b) a defesa do ideal descentralista era feita pelo Partido Conservador.
c) a maior liberdade das províncias no período do Segundo Reinado foi obra do Conselho de Estado.
d) poucas foram as manifestações a favor da descentralização política no final do Império.
e) a defesa do descentralismo encontrava adeptos principalmente entre os membros da elite do Rio de Janeiro e da Bahia.

Mais conteúdos dessa disciplina