O Congresso de Viena de muitas maneiras contribuiu para o processo de Independência dos países da América. O Congresso aconteceu em 1815 e foi uma tentativa dos países da Europa de restaurar o absolutismo que foi de muitas maneiras perturbado ou desestabilizado pela Revolução Francesa e pelas guerras napoleónicas. Essa tentativa de restaurar a ordem na Europa vai interferir diretamente nas relações econômicas e políticas das colônias tanto de Portugal quanto da Espanha no continente americano.
Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O Congresso de Viena se relaciona com a nossa história na medida em que exige de d. João o retorno a sede do seu governo em Portugal. D. João não tinha o menor interesse de naquele momento retornar a Portugal na medida em que o Brasil naquele contexto já se tornou até mais importante economicamente.
II. D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarve. Este foi um movimento que elevou o Brasil uma condição política que não poderia mais retroceder a elite local não aceitaria um retorno do Brasil ao status de colônia foi um passo importante para a ruptura definitiva das colônias entre Brasil e Portugal.
III. Essa revolução trouxe uma série de mudanças políticas e econômicas para Portugal, mas principalmente para o Brasil essa revolução contribuiu para o rompimento definitivo entre Portugal e a sua principal colônia.
IV. Em 1821 Dom João VI temendo perder o trono acaba cedendo e retornando a Portugal para assinar a nova Constituição portuguesa que surgiu no processo da Revolução Burguesa.
Assinale a alternativa correta:
Questão 11
Escolha uma opção:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada afirmativa: I. O Congresso de Viena se relaciona com a nossa história na medida em que exige de d. João o retorno à sede do seu governo em Portugal. D. João não tinha o menor interesse de naquele momento retornar a Portugal na medida em que o Brasil naquele contexto já se tornou até mais importante economicamente. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o Congresso de Viena pressionou D. João a voltar a Portugal, mas ele estava relutante devido à importância econômica do Brasil. II. D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarve. Este foi um movimento que elevou o Brasil a uma condição política que não poderia mais retroceder; a elite local não aceitaria um retorno do Brasil ao status de colônia, foi um passo importante para a ruptura definitiva das colônias entre Brasil e Portugal. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a elevação do Brasil a Reino Unido foi um passo significativo na direção da independência. III. Essa revolução trouxe uma série de mudanças políticas e econômicas para Portugal, mas principalmente para o Brasil, essa revolução contribuiu para o rompimento definitivo entre Portugal e a sua principal colônia. Falsa, a afirmativa é um pouco exagerada, pois embora tenha havido mudanças, o rompimento definitivo se deu mais por outros fatores, como a independência em 1822. IV. Em 1821, Dom João VI, temendo perder o trono, acaba cedendo e retornando a Portugal para assinar a nova Constituição portuguesa que surgiu no processo da Revolução Burguesa. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois D. João realmente retornou a Portugal em 1821. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, II e IV estão corretas.