Buscar

O que mudou com a Lei 9.394/96 em relação ao ensino de Artes? Com a Lei 9.394/96, Artes passou a ser considerada um componente do currículo escola...

O que mudou com a Lei 9.394/96 em relação ao ensino de Artes?

Com a Lei 9.394/96, Artes passou a ser considerada um componente do currículo escolar, e deixou de ser Educação Artística e passou a ser chamada Artes, pois houve um reconhecimento do valor do ensino de tal área.

Essa pergunta também está no material:

A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE ARTES VISUAIS NA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I
6 pág.

Comportamento Organizacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com a Lei 9.394/96, a disciplina de Educação Artística foi substituída pela disciplina de Artes, que passou a ser considerada um componente curricular obrigatório em todas as etapas da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. Além disso, a lei estabeleceu que o ensino de Artes deve ser ministrado de forma a desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a capacidade de expressão dos estudantes, valorizando a diversidade cultural brasileira e mundial.

0
Dislike0
User badge image

Fezinha Barboza

Com a Lei 9.394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), houve mudanças significativas em relação ao ensino de Artes. De acordo com o Artigo 26 da LDB, o ensino da arte passou a ser um componente curricular obrigatório em todos os níveis da educação básica, ou seja, desde a educação infantil até o ensino médio.

Essa inclusão do ensino de Artes como disciplina obrigatória tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural dos estudantes, estimulando a expressão, a criatividade e o conhecimento artístico. Dessa forma, a Lei 9.394/96 reconhece a importância das artes visuaisdançamúsica e teatro no currículo escolar.

Além disso, a LDB destaca a importância da educação tecnológica básica, da compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, bem como do processo histórico de transformação da sociedade. Ou seja, a Lei busca integrar o ensino de Artes com outras áreas do conhecimento, proporcionando uma formação mais abrangente e enriquecedora para os estudantes.

Portanto, a Lei 9.394/96 trouxe mudanças significativas ao estabelecer o ensino de Artes como componente curricular obrigatório em todos os níveis da educação básica, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos.

0
Dislike0
User badge image

Dheyce Waléria Gonçalves

A nova determinação incorporada à Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que estipula a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino funda- mental e o médio é um grande avanço na direção da democratização do ensino e da educação para a democracia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais