Buscar

Sobre as medidas coercitivas em vigor durante o estado de defesa: 1. Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos...

Sobre as medidas coercitivas em vigor durante o estado de defesa:

1. Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, não havendo qualquer possibilidade de apuração das responsabilidades por eventuais ilícitos cometidos por seus executores ou agentes durante o seu período.
2. Para a decretação do estado de sítio, o Presidente da República dependerá, apenas e tão somente, do aval do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional.
3. O chamado “sistema constitucional de crises”, do qual o estado de defesa e o estado de sítio são espécies, é marcado pela necessidade e temporariedade.
4. O Presidente da República pode, ouvindo apenas o Congresso Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social.
5. Na vigência do estado de defesa podem ocorrer restrições a direitos; neles se incluem os direitos de reunião, ainda que exercidas no seio das associações, o direito de sigilo de correspondência e de sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
c) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação On- 01
5 pág.

Constituição Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas. Justificativa: - A afirmativa 1 está correta, pois os efeitos do estado de defesa ou estado de sítio cessam com o término desses estados. - A afirmativa 3 está correta, pois o estado de defesa e o estado de sítio são temporários e necessários para a manutenção da ordem pública. - A afirmativa 5 está correta, pois durante o estado de defesa podem ocorrer restrições a direitos, incluindo o direito de reunião e o direito de sigilo de correspondência e comunicação telegráfica e telefônica. As afirmativas 2 e 4 estão incorretas, pois: - A afirmativa 2 está incorreta, pois para a decretação do estado de sítio, o Presidente da República precisa do aval do Congresso Nacional, além do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional. - A afirmativa 4 está incorreta, pois o Presidente da República precisa do aval do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional para decretar o estado de defesa, além de ouvir o Congresso Nacional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais