Buscar

Homem de 42 anos com histórico de abuso de álcool foi atendido no setor de emergência depois de um episódio de bebedeira seguido por um período de ...

Homem de 42 anos com histórico de abuso de álcool foi atendido no setor de emergência depois de um episódio de bebedeira seguido por um período de jejum com letargia, dor epigástrica, acidose metabólica devido a níveis elevados de ânion gap e níveis de corpos cetônicos sérico elevados. Em relação ao quadro clinico fornecido, assinale V para verdadeiro e F para falso, posteriormente, escolha a alternativa que melhor representa a sequencia de verdadeiros e falsos atribuídos.

 (          ) O diagnóstico pode ser devido a cetoacidose alcóolica resulta da diminuição da ingesta de carboidratos (mal nutrição) e da inibição da gliconeogênese, induzida por álcool.

(          ) A cetoacidose alcóolica e a baixa ingesta de carboidratos são fatores que se combinam para aumentar a liberação de ácidos graxos para o fígado e a presença de cetoacidose no sangue e na urina.

(          ) Embora a cetoacidose seja vista como uma complicação do diabetes melito não controlado, existem outras causas para esse problema. Pacientes malnutridos e alcoolismo também são fatores de risco para o desenvolvimento desse distúrbio metabólico.

(          ) Quando o organismo está malnutrido e sofre a diminuição da ingesta de carboidratos, há diminuição na secreção de insulina e aumento na secreção de glucagon. Os principais sintomas são náusea, vômito e dor abdominal. Os achados no exame clínico incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, distensão abdominal e fragilidade.

(          ) O álcool inibe a gliconeogênese e aumenta a lipólise. Os efeitos combinados da má nutrição e do alcoolismo levam à formação de cetoácidos.

A.V; V; V; V; V

B.V; F; V; F; V

C.V; V; F; V; V

D.V; F; V; V; V

E.V; V; V; F; F


Respostas

36 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V; F; V; V; V. Justificativa: - (V) O diagnóstico pode ser devido a cetoacidose alcóolica resulta da diminuição da ingesta de carboidratos (mal nutrição) e da inibição da gliconeogênese, induzida por álcool. - (F) A cetoacidose alcóolica e a baixa ingesta de carboidratos não são fatores que se combinam para aumentar a liberação de ácidos graxos para o fígado e a presença de cetoacidose no sangue e na urina. - (V) Embora a cetoacidose seja vista como uma complicação do diabetes melito não controlado, existem outras causas para esse problema. Pacientes malnutridos e alcoolismo também são fatores de risco para o desenvolvimento desse distúrbio metabólico. - (V) Quando o organismo está malnutrido e sofre a diminuição da ingesta de carboidratos, há diminuição na secreção de insulina e aumento na secreção de glucagon. Os principais sintomas são náusea, vômito e dor abdominal. Os achados no exame clínico incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, distensão abdominal e fragilidade. - (V) O álcool inibe a gliconeogênese e aumenta a lipólise. Os efeitos combinados da má nutrição e do alcoolismo levam à formação de cetoácidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina