Buscar

Sobre a Teoria de Enfermagem de Dorothea Orem, analise as sentenças a seguir: I- Entre os anos de 1959 e 2001, Dorothea Orem desenvolveu a Teoria d...

Sobre a Teoria de Enfermagem de Dorothea Orem, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os anos de 1959 e 2001, Dorothea Orem desenvolveu a Teoria de Enfermagem do Autocuidado ou o Modelo Orem de Enfermagem, que integra três teorias: a do autocuidado, a do déficit de autocuidado e a da gestão de enfermagem.
II- Para Dorothea Orem, a enfermagem atua quando são identificados déficits para o autocuidado, definindo com o paciente o seu plano de cuidado, envolvendo todo os responsáveis: o enfermeiro, o paciente e outros profissionais, no atendimento das demandas terapêuticas para o autocuidado.
III- Segundo Orem, o déficit de autocuidado ocorre quando o paciente apresenta limitações físicas, mentais ou emocionais que impedem ele de realizar suas necessidades de autocuidado, e então o enfermeiro, neste caso, deve identificar e suprir esses déficits, fornecendo cuidados diretos ou orientando sobre como desenvolver habilidades e recursos necessários para o autocuidado.
IV- De acordo com Orem, a classificação da teoria do déficit de autocuidado consiste em: autocuidado individual, ênfase nos cuidados de enfermagem e reflexão do autocuidado relacionado à saúde.

A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Metodologia do cuidado em enfermagem
8 pág.

Fundamentos do Cuidado em Enfermagem Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As sentenças I, II e III estão corretas. A Teoria de Enfermagem de Dorothea Orem, também conhecida como Modelo Orem de Enfermagem, é composta por três teorias: a do autocuidado, a do déficit de autocuidado e a da gestão de enfermagem. Segundo Orem, a enfermagem atua quando são identificados déficits para o autocuidado, definindo com o paciente o seu plano de cuidado, envolvendo todo os responsáveis: o enfermeiro, o paciente e outros profissionais, no atendimento das demandas terapêuticas para o autocuidado. O déficit de autocuidado ocorre quando o paciente apresenta limitações físicas, mentais ou emocionais que impedem ele de realizar suas necessidades de autocuidado, e então o enfermeiro, neste caso, deve identificar e suprir esses déficits, fornecendo cuidados diretos ou orientando sobre como desenvolver habilidades e recursos necessários para o autocuidado. A classificação da teoria do déficit de autocuidado consiste em: autocuidado individual, ênfase nos cuidados de enfermagem e reflexão do autocuidado relacionado à saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais