Buscar

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar: I. Guarda provisória ou...

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:

I. Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades e deveres dos pais biológicos.
II. A adoção é uma medida protetiva que visa garantir a convivência familiar e comunitária da criança ou adolescente, quando esgotadas todas as possibilidades de permanência na família de origem.
III. A colocação em família substituta é uma medida excepcional e deve ser aplicada apenas em casos de abandono ou negligência dos pais biológicos.
IV. A medida de acolhimento institucional é uma medida protetiva que visa garantir a proteção integral da criança ou adolescente em situação de risco, enquanto se busca a reintegração familiar ou a colocação em família substituta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questionario 1
3 pág.

Psicologia Jurídica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Todas as afirmativas estão corretas". As medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude são: guarda provisória ou definitiva, adoção, colocação em família substituta e acolhimento institucional. I. Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades e deveres dos pais biológicos. II. A adoção é uma medida protetiva que visa garantir a convivência familiar e comunitária da criança ou adolescente, quando esgotadas todas as possibilidades de permanência na família de origem. III. A colocação em família substituta é uma medida excepcional e deve ser aplicada apenas em casos de abandono ou negligência dos pais biológicos. IV. A medida de acolhimento institucional é uma medida protetiva que visa garantir a proteção integral da criança ou adolescente em situação de risco, enquanto se busca a reintegração familiar ou a colocação em família substituta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais