Buscar

Com relação aos mecanismos de interação de agentes tóxicos com o organismo, explique as interações que ocorrem com receptores, contemplando os tipo...

Com relação aos mecanismos de interação de agentes tóxicos com o organismo, explique as interações que ocorrem com receptores, contemplando os tipos de receptores, a diferença entre eles e o tipo de interação que pode ocorrer (agonista ou antagonista).
Explicar as interações que ocorrem com receptores
Contemplar os tipos de receptores
Explicar a diferença entre eles
Explicar o tipo de interação que pode ocorrer (agonista ou antagonista)
O agente toxico deve se ligar aos receptores para que sua ação ocorra.
As principais classes são: receptores ionotrópicos, metabotrópicos (GPCR), ligados a quinases e nucelares.
Esses receptores podem estar localizados na membrana, citoplasma ou núcleo da célula alvo.
Além da localização, os receptores também diferem de acordo com a velocidade de resposta, sendo os ionotrópicos mais rápidos (milissegundos), seguidos pelos metabotrópicos (segundos), ligados à quinase (horas) e, finalmente, os nucleares (horas).
De acordo com as interações, os agentes tóxicos podem agonistas dos receptores, ou antagonistas. Agonistas estimulam a resposta gerada pelos receptores, antagonistas bloqueiam essas respostas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA
2 pág.

Biomedicina Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os agentes tóxicos podem interagir com os receptores do organismo de diferentes maneiras, dependendo do tipo de receptor e do tipo de interação que ocorre. Existem quatro principais classes de receptores: ionotrópicos, metabotrópicos (GPCR), ligados a quinases e nucleares. Os receptores ionotrópicos são os mais rápidos, respondendo em milissegundos. Eles estão localizados na membrana celular e são ativados por neurotransmissores e hormônios. Os agentes tóxicos podem interagir com esses receptores como agonistas, estimulando a resposta gerada pelos receptores, ou como antagonistas, bloqueando essas respostas. Os receptores metabotrópicos são ativados por neurotransmissores e hormônios e respondem em segundos. Eles estão localizados na membrana celular e são acoplados a proteínas G. Os agentes tóxicos podem interagir com esses receptores como agonistas ou antagonistas. Os receptores ligados a quinases são ativados por fatores de crescimento e respondem em horas. Eles estão localizados na membrana celular e ativam vias de sinalização intracelular. Os agentes tóxicos podem interagir com esses receptores como agonistas ou antagonistas. Os receptores nucleares são ativados por hormônios e respondem em horas. Eles estão localizados no núcleo celular e regulam a expressão gênica. Os agentes tóxicos podem interagir com esses receptores como agonistas ou antagonistas. Em resumo, os agentes tóxicos podem interagir com os receptores do organismo como agonistas, estimulando a resposta gerada pelos receptores, ou como antagonistas, bloqueando essas respostas. A interação pode ocorrer com diferentes tipos de receptores, que diferem em sua localização e velocidade de resposta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando