Buscar

A calibração de vidrarias de um laboratório é um passo de grande importância, uma vez que influencia diretamente os resultados de precisão e exatid...

A calibração de vidrarias de um laboratório é um passo de grande importância, uma vez que influencia diretamente os resultados de precisão e exatidão de um método analítico. O processo de calibração de vidrarias envolve a medida do volume transferido/contido em uma determinada vidraria (volumétrica ou graduada) para o cálculo do volume exato que este material transfere ou contém. Considerando os processos para calibração de um balão volumétrico e suas etapas, analise as sentenças a seguir:

I- Aquecer a vidraria até que atinja a temperatura de calibração expressa no próprio recipiente.
II- Estando o balão limpo, seco e vazio, colocamos a tampa nele. Sem tocá-lo diretamente com as mãos, coloque-o sobre a balança analítica previamente tarada. Anotar a massa da vidraria vazia.
III- Enche-se o balão volumétrico com água destilada (anota-se a temperatura em que se encontra a água destilada) até quase atingir o menisco. Completar o volume e aferir o menisco do balão volumétrico. Anotar a massa correspondente à massa da vidraria com água.
IV- Calcula-se a massa de água contida na vidraria e descobre-se a densidade da água para a temperatura na qual ela se encontra. Determina-se o volume através da fórmula da densidade.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
6 pág.

Química Analítica Qualitativa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As sentenças II, III e IV estão corretas. Explicação: - A sentença I está incorreta, pois não é necessário aquecer a vidraria para calibrá-la. - A sentença II está correta, pois é importante que a vidraria esteja limpa, seca e vazia antes de ser pesada. - A sentença III está correta, pois é necessário encher o balão volumétrico com água destilada e aferir o menisco para determinar o volume exato que a vidraria contém. - A sentença IV está correta, pois é necessário calcular a massa de água contida na vidraria e descobrir a densidade da água para determinar o volume exato que a vidraria transfere.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais