Buscar

Maria, mulher de 45 anos, procurou atendimento médico devido a uma infecção cutânea persistente em sua perna direita. Ela relata que inicialmente a...

Maria, mulher de 45 anos, procurou atendimento médico devido a uma infecção cutânea persistente em sua perna direita. Ela relata que inicialmente apareceu uma lesão semelhante a uma espinha há cerca de duas semanas, mas rapidamente se transformou em uma ferida dolorosa e inflamada. Maria tem histórico de diabetes tipo 2 controlada com medicação oral. Ela não tem alergias conhecidas e não fez viagens recentes. Além disso, ela não relata lesões cutâneas semelhantes anteriores.

Ao exame físico, é notada uma lesão cutânea com aproximadamente 5 cm de diâmetro na perna direita, que está eritematosa, quente ao toque e com um centro de abscesso purulento. Maria apresenta dor localizada na área e um aumento moderado da temperatura corporal.

A amostra coletada da ferida cutânea foi processada para identificação de bactérias envolvidas na infecção.

Os testes laboratoriais realizados na amostras coletada da ferida apresentaram os seguintes resultados:

  • Coloração de Gram: cocos gram-positivos agrupados em “cacho de uva”

  • Semeio em Ágar Sangue: Nas primeiras 24h observação de colônias brancas, de tamanho grande, evoluindo para a produção de um pigmento dourado ao longo dos dias e apresenta um padrão de beta hemólise.

  • Semeio em Ágar Manitol Salgado: formação de colônias amareladas e mudança de coloração do meio para amarelo.

  • Teste de Catalase: Bolhas de oxigênio foram observadas quando a amostra foi exposta ao peróxido de hidrogênio, indicando a produção de catalase.

  • Teste de Coagulase: O teste revelou que a bactéria isolada possuia a capacidade de coagular o plasma.

Com base nos resultados dos exames laboratoriais diferenciais, assinale a alternativa com a espécie causadora da infecção.

Respostas

31 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos resultados dos exames laboratoriais apresentados, a espécie bacteriana causadora da infecção cutânea de Maria é Staphylococcus aureus.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina