Buscar

A laqueadura é um procedimento cirúrgico que dura de 40 minutos a uma hora. O objetivo é evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que aconte...

A laqueadura é um procedimento cirúrgico que dura de 40 minutos a uma hora. O objetivo é evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece na tuba uterina, para impedir a fecundação e, consequentemente, a gestação. Também pode ser recomendada nos casos em que uma gravidez coloca a pessoa em risco. Há possibilidade de realizar reversão da laqueadura com técnicas de reprodução assistida, no entanto, o sucesso do procedimento depende de fatores como a preservação das tubas e a condição de saúde das tubas (BRASIL, 2023). Considerando o texto apresentado e a oferta de maneira gratuita do SUS, identifique outros quatro métodos contraceptivos que podem se adequar às necessidades relacionadas ao cuidado à saúde reprodutiva que não sejam cirúrgicos?


💡 2 Respostas

User badge image

Josilene David da silva

Boa noite!
Seria possível responder essa pergunta?
0
Dislike1
User badge image

Cleusa Menezes

Além da laqueadura, e da vasectomia, existem outros métodos contraceptivos que podem se adequar às necessidades relacionadas ao cuidado à saúde reprodutiva que não são cirúrgicos. Alguns deles são:

Pílula anticoncepcional: é um método hormonal que impede a ovulação e altera o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides. É necessário tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário.

DIU: é um dispositivo intrauterino que é inserido no útero e impede a fecundação. Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal.

Preservativo masculino ou feminino: é uma barreira física que impede a passagem dos espermatozoides para o útero. É importante lembrar que o preservativo também previne doenças sexualmente transmissíveis.

Método da tabelinha: é um método natural que consiste em identificar os dias férteis do ciclo menstrual e evitar relações sexuais nesses dias.

Esses métodos contraceptivos são oferecidos gratuitamente pelo SUS e podem ser acessados em unidades básicas de saúde, clínicas da família e outros serviços de saúde 1. 1: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais