Buscar

1. (CESPE/MPU - 2015 - Adaptado) Nem sempre é possível medir as propriedades termodinâmicas para todas as composições e temperaturas de interesse d...

1. (CESPE/MPU - 2015 - Adaptado) Nem sempre é possível medir as propriedades termodinâmicas para todas as composições e temperaturas de interesse de um sistema. Modelos podem ser muito úteis para a compreensão do comportamento das soluções, do ponto de vista físico-químico. O enfoque usualmente empregado para a previsão das propriedades termodinâmicas das soluções consiste em modelar a variação da propriedade associada ao processo de mistura. De forma geral, os modelos mais comuns são focados em obter descrições da energia livre de Gibbs das fases, soluções ou misturas. A Figura I ilustra o gráfico do coeficiente de compressibilidade (Z) do CH4(g) em função da pressão para duas temperaturas distintas (T1 e T2), e a Figura II representa o diagrama de fases desse mesmo composto. A partir das figuras apresentadas, julgue os itens que se seguem. I. Na temperatura T2, o CH4(g), a 200 bar de pressão, ocupará um volume superior ao estimado pela equação dos gases ideais, o que demonstra que as forças atrativas predominam sobre as forças repulsivas. II. Infere-se da situação mostrada na Figura I que T1 é maior que T2. III. O CH4 não pode ser liquefeito por simples compressão à temperatura de 150 K, uma vez que o ponto B, na Figura II, corresponde à temperatura crítica desse gás. IV. Na temperatura e pressão correspondentes ao ponto A da Figura II, o potencial químico do metano gasoso é superior ao do metano líquido. Estão corretas APENAS as afirmativas:
Na temperatura T2, o CH4(g), a 200 bar de pressão, ocupará um volume superior ao estimado pela equação dos gases ideais, o que demonstra que as forças atrativas predominam sobre as forças repulsivas.
Infere-se da situação mostrada na Figura I que T1 é maior que T2.
O CH4 não pode ser liquefeito por simples compressão à temperatura de 150 K, uma vez que o ponto B, na Figura II, corresponde à temperatura crítica desse gás.
Na temperatura e pressão correspondentes ao ponto A da Figura II, o potencial químico do metano gasoso é superior ao do metano líquido.

II, III e IV.
I, II e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 1 - Termodinâmica de Soluções - Termodinâmica Aplicada - Com Resposta
12 pág.

Termodinâmica Aplicada Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas a alternativa "III e IV" está correta. Justificativa: I. Na temperatura T2, o CH4(g), a 200 bar de pressão, ocupará um volume superior ao estimado pela equação dos gases ideais, o que demonstra que as forças atrativas predominam sobre as forças repulsivas. - ERRADO. Na temperatura T2, o CH4(g), a 200 bar de pressão, ocupará um volume inferior ao estimado pela equação dos gases ideais, o que demonstra que as forças repulsivas predominam sobre as forças atrativas. II. Infere-se da situação mostrada na Figura I que T1 é maior que T2. - ERRADO. Infere-se da situação mostrada na Figura I que T2 é maior que T1. III. O CH4 não pode ser liquefeito por simples compressão à temperatura de 150 K, uma vez que o ponto B, na Figura II, corresponde à temperatura crítica desse gás. - CORRETO. IV. Na temperatura e pressão correspondentes ao ponto A da Figura II, o potencial químico do metano gasoso é superior ao do metano líquido. - CORRETO. Portanto, a alternativa correta é III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais