Buscar

Considerando o texto apresentado, acerca das principais glândulas endócrinas, avalie as informações a seguir.   I. A hipófise, ou pituitária, esta...

Considerando o texto apresentado, acerca das principais glândulas endócrinas, avalie as informações a seguir.

 

I. A hipófise, ou pituitária, está localizada na face inferior do encéfalo. Com o tamanho aproximado de 1,3 cm de diâmetro, ela está conectada ao hipotálamo por uma estrutura denominada istmo.

II. As glândulas suprarrenais são órgãos pareados, localizados nos polos superiores dos rins. Cada suprarrenal é constituída de um córtex externo e uma medula interna, que atuam como glândulas separadas.

III. A tireoide é a maior das glândulas endócrinas puras, pesando entre 20 e 25 gramas.

IV. A glândula tireoide está localizada logo abaixo da laringe. Seus dois giros estão posicionados em cada lado da traqueia e são conectados anteriormente por uma massa mediana de tecido tireoidiano, chamada infundíbulo. 

É correto o que se afirma em:





  • III e IV, apenas.
  • I e II, apenas.
  • II e III, apenas.
  • II e IV, apenas.
  • I e IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) II e IV, apenas. Justificativa: I. A hipófise, ou pituitária, está localizada na face inferior do encéfalo. Com o tamanho aproximado de 1,3 cm de diâmetro, ela está conectada ao hipotálamo por uma estrutura denominada istmo. - Esta afirmação está incorreta, pois a hipófise está localizada na base do cérebro, não na face inferior. II. As glândulas suprarrenais são órgãos pareados, localizados nos polos superiores dos rins. Cada suprarrenal é constituída de um córtex externo e uma medula interna, que atuam como glândulas separadas. - Esta afirmação está correta. III. A tireoide é a maior das glândulas endócrinas puras, pesando entre 20 e 25 gramas. - Esta afirmação está incorreta, pois a glândula adrenal é a maior das glândulas endócrinas puras. IV. A glândula tireoide está localizada logo abaixo da laringe. Seus dois giros estão posicionados em cada lado da traqueia e são conectados anteriormente por uma massa mediana de tecido tireoidiano, chamada infundíbulo. - Esta afirmação está correta. Portanto, apenas as afirmações II e IV estão corretas, sendo a alternativa D a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais