Buscar

Entre os grupos animais, os Poríferos, representados principalmente pelas esponjas marinhas, são os organismos mais primitivos. Apesar de serem for...

Entre os grupos animais, os Poríferos, representados principalmente pelas esponjas marinhas, são os organismos mais primitivos. Apesar de serem formadas por tecidos, as esponjas não possuem sistemas fisiológicos, uma vez que seus órgãos são pouco definidos. Além disso, são organismos sésseis, ou seja, incapazes de se locomover, por isso, para se alimentar, movimentam e absorvem a água ao seu redor para filtrar os nutrientes. São dotadas de poros chamados ósculos, de onde vem o nome do grupo, que além de se encarregarem da excreção de resíduos, filtram a água para dentro de uma cavidade denominada átrio, onde as partículas e microrganismo são digeridos. Desta maneira, se considerarmos as limitações desse grupo, os mecanismos que possibilitam o deslocamento de substancias e partículas sem gasto de energia são vitais para a sobrevivência as esponjas.


Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre o transporte de moléculas através da membrana, analise os termos a seguir e associe-o s com suas respectivas características.


1) Transporte passivo.

2) Difusão facilitada.

3) Endocitose.

4) Pinocitose.

5) Transporte ativo.


(  ) Mecanismo de absorção de pequenas partículas sólidas ou de gotas pela membrana celular.

(  ) Tipo de transporte ativo de moléculas que exige gasto de energia para ser realizado.

(  ) Transporte de moléculas em que não há gasto de energia, mas que necessidade da atuação de enzimas facilitadoras para ocorrer.

(  ) Processo em que ocorre a absorção de grandes partículas sólidas pela membrana celular.

(  ) Transporte de moléculas que não exige gasto de energia e nem o auxílio de enzimas facilitadoras. 



💡 2 Respostas

User badge image

KITO

AVA: 3,5,2,4,1

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

As características associadas aos termos apresentados são: 1) Transporte passivo: Transporte de moléculas que não exige gasto de energia e nem o auxílio de enzimas facilitadoras. 2) Difusão facilitada: Transporte de moléculas em que não há gasto de energia, mas que necessidade da atuação de enzimas facilitadoras para ocorrer. 3) Endocitose: Mecanismo de absorção de pequenas partículas sólidas ou de gotas pela membrana celular. 4) Pinocitose: Processo em que ocorre a absorção de grandes partículas sólidas pela membrana celular. 5) Transporte ativo: Tipo de transporte ativo de moléculas que exige gasto de energia para ser realizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais