Buscar

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a etiologia das micoses subcutâneas, possivelmente se trata da seguinte micose e agente ...

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a etiologia das micoses subcutâneas, possivelmente se trata da seguinte micose e agente causador:

Paciente do sexo masculino, 33 anos, caucasiano, economista de profissão e jardineiro como hobby, foi atendido no ambulatório local com relato de lesão cutânea inflamatória, de bordos elevados e irregulares, sendo a superfície com características pápulo-nodulares, somado a pequenas áreas de ulceração crutosa e exsudato purulento, com início após ferimento com pedaço de madeira no jardim de sua casa. Possui animal doméstico (cachorro) que apresentava, no mesmo período, ferida na cavidade nasal. Descartada a possibilidade de leishmaniose, foi solicitado coleta do material e, nos achados microbiológicos, verificou-se a presença de hifas delicadas e conídios dispostos em “forma de margarida”.
esporotricose; Sporothrix schenkii.
paracoccidioidomicose; Paracoccidioides spp.
histoplasmose; Histoplasma capsulatum.
epidermofitíase ou Tinea corporis; Microsporum spp.
lobomicose; Lacazia loboi.
a) paracoccidioidomicose; Paracoccidioides spp.
b) histoplasmose; Histoplasma capsulatum.
c) esporotricose; Sporothrix schenkii.
d) epidermofitíase ou Tinea corporis; Microsporum spp.
e) lobomicose; Lacazia loboi.

Essa pergunta também está no material:

aol4 microbiologia clinica
11 pág.

Microbiologia Clínica Centro Universitário Universus VeritasCentro Universitário Universus Veritas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações apresentadas, a micose e o agente causador mais prováveis são a esporotricose e o fungo Sporothrix schenkii. A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenkii, que é encontrado em plantas e solos contaminados. A infecção geralmente ocorre após um ferimento com material contaminado, como no caso do paciente jardineiro que relatou ter se ferido com um pedaço de madeira. Os achados microbiológicos descritos, com hifas delicadas e conídios dispostos em "forma de margarida", também são compatíveis com a esporotricose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais