Buscar

Por casamento, entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de vista sexual e afetivo, em concordância com os par...

Por casamento, entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de vista sexual e afetivo, em concordância com os parâmetros sociais admitidos por uma dada cultura, no que se refere à constituição de família. O casamento pode apresentar basicamente duas modalidades distintas: a exogamia e a endogamia. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:


I- Exogamia simples acontece quando o casamento é restrito entre parentes que pertencem geneticamente à mesma família.

II- A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes, e por outro, permite e até mesmo incentiva.

III- Exogamia trata-se de uma regra social que tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro da instituição ou grupo familiar.

IV- Endogamia trata-se da regra social que condiciona que os casamentos ocorram somente fora do círculo familiar.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a II: "A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes, e por outro, permite e até mesmo incentiva." A exogamia é a prática de casamento fora do grupo social ou familiar, enquanto a endogamia é a prática de casamento dentro do grupo social ou familiar. A exogamia restrita é uma forma de exogamia que impede o casamento entre certas categorias de parentes, mas permite e até mesmo incentiva o casamento dentro do grupo social mais amplo. A sentença I está incorreta, pois a exogamia simples não acontece entre parentes geneticamente relacionados. A sentença III também está incorreta, pois a exogamia não tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro da instituição ou grupo familiar. A sentença IV está incorreta, pois a endogamia condiciona que os casamentos ocorram dentro do círculo familiar, e não fora dele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais