Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função mais adequada da comunicação em Língua Brasileira de Sinais:


A Permite a comunicação entre pessoas que são usuárias de línguas diferentes.
B Permite a comunicação exclusivamente entre pessoas surdas.
C Permite a geração de palavras finitas, sem as quais não haveria comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.
D Permite a geração de sons e registros escritos no papel.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) Permite a comunicação entre pessoas que são usuárias de línguas diferentes. - Essa opção é verdadeira, pois a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua que possibilita a comunicação entre pessoas que não compartilham a mesma língua falada. B) Permite a comunicação exclusivamente entre pessoas surdas. - Embora a Libras seja uma língua utilizada principalmente por pessoas surdas, ela também pode ser utilizada por ouvintes que desejam se comunicar com surdos. Portanto, essa afirmação é limitante. C) Permite a geração de palavras finitas, sem as quais não haveria comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. - Essa opção não é precisa, pois a Libras é uma língua rica e não se limita a palavras finitas. D) Permite a geração de sons e registros escritos no papel. - Essa opção é incorreta, pois a Libras é uma língua visual e gestual, não se baseando em sons. A alternativa correta é: A) Permite a comunicação entre pessoas que são usuárias de línguas diferentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra A: "Permite a comunicação entre pessoas que são usuárias de línguas diferentes". A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial no Brasil e é utilizada por pessoas surdas e ouvintes para se comunicarem. A Libras é uma língua visual-espacial, que utiliza gestos, expressões faciais e corporais para transmitir informações e se comunicar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que 'a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado'. A partir desse pressuposto elaboram algumas definições importantes sobre a TA. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- Recursos são objetos, materiais, dispositivos, produtos e equipamentos utilizados com o objetivo de favorecer as habilidades do indivíduo e ampliar os seus desempenho e participação em uma determinada atividade.
II- Recursos Tecnologia Assistiva são software (programas, sistemas, aplicativos) desenvolvidos por especialistas em TA para atender às necessidades profissionais de pessoas com deficiência.
III- Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.
IV- Estratégias são os Planos de Trabalho de Apoio (PTA) desenvolvidos por especialistas em TA com o objetivo de modificar a estrutura, forma, tamanho, peso e textura de recursos pedagógicos utilizados com estudantes com deficiência múltipla.

Assinale a alternativa CORRETA:

I- Recursos são objetos, materiais, dispositivos, produtos e equipamentos utilizados com o objetivo de favorecer as habilidades do indivíduo e ampliar os seus desempenho e participação em uma determinada atividade.
II- Recursos Tecnologia Assistiva são software (programas, sistemas, aplicativos) desenvolvidos por especialistas em TA para atender às necessidades profissionais de pessoas com deficiência.
III- Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.
IV- Estratégias são os Planos de Trabalho de Apoio (PTA) desenvolvidos por especialistas em TA com o objetivo de modificar a estrutura, forma, tamanho, peso e textura de recursos pedagógicos utilizados com estudantes com deficiência múltipla.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

( ) Infelizmente, as tecnologias assistivas atendem apenas a indivíduos com baixa visão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - V
B V - F - V - F
C V - F - F - V
D F - V - V - F

Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Desenho Universal para Aprendizagem fornece ferramentas necessárias para alinhar a avaliação com as metas, materiais e métodos instrucionais de cada estudante.
( ) As avaliações com o uso de Tecnologia Assistiva geralmente são realizadas com o uso de softwares desenvolvidos para cada tipo de público.
( ) A avaliação contínua permite aos professores garantir que as objetivos, metodologia e o instrumento de avaliação favoreçam o processo de aprendizagem dos estudantes.
( ) O Desenho Universal para Aprendizagem fornece critérios para avaliações que são aplicadas em diferentes sistemas de ensino, como: ENEM, ENADE, Prova Brasil, Provinha Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

Sobre as ferramentas de comunicação alternativa, analise afirmativas a seguir:
I- Quando se criam pranchas de comunicação alternativa, deve-se escolher o tipo de símbolos gráficos que essa ferramenta irá utilizar.
II- Quando se criam pranchas de comunicação alternativa, deve-se escolher apenas símbolos gráficos de objetos reais.
III- O uso da comunicação alternativa é realizado através de um Programa de Comunicação Alternativa (PCA).
IV- Quando se criam pranchas de comunicação alternativa, deve-se escolher apenas símbolos gráficos como miniaturas.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As afirmativas I e III estão corretas
B As afirmativas I, II e IV estão corretas
C As afirmativas II, III e IV estão corretas
D Somente a afirmativa IV está correta

Sobre as categorias encontradas para o conceito de deficiência, assinale a alternativa CORRETA:


A Leve, Moderada, Grave e Profunda.
B Física, Auditiva, Visual e Múltipla.
C Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e Transtorno do

No que se refere ao desenho universal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo Desenho Universal entrou em uso pela primeira vez em meados dos anos 1980, pelo arquiteto americano Ronald L. Mace.
( ) O Desenho Universal não deve considerar os dispositivos de assistência para grupos específicos de pessoas com deficiência, mesmo que necessário.
( ) Um ambiente deve ser projetado considerando somente as necessidades específicas das pessoas com deficiência que irão usá-lo.
( ) Desenho Universal significa o desenho de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, na medida do possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - V
B V - F - V - F
C V - F - F - V
D F - V - V - F

[Laboratório Virtual – O Alfabeto em Libras] O alfabeto manual foi inventado em 1579 por um italiano chamado Rosselius. No entanto, o nome Alfabeto Dactilológico (Digital) foi inventado por um surdo, Saboureux de Fontenay. Esse alfabeto é de grande precisão na comunicação dos surdos. Sobre o alfabeto manual, analise as sentenças a seguir:
I- O alfabeto manual permite a comunicação, exclusivamente, entre pessoas surdas.
II- O alfabeto manual permite a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.
III- O alfabeto manual é formado por gestos e mímicas com as mãos.
IV- O alfabeto manual é formado apenas por sinais gráficos.
Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.

Em diferentes contextos, a baixa visão inclui apenas deficiências que não são corrigidas com óculos normais, lentes de contato, medicamentos ou cirurgia. Por exemplo, uma incapacidade de enxergar objetos próximos, mas que pode ser superada com óculos de leitura não é considerada baixa visão. Nesse contexto, a baixa visão geralmente é definida como deficiência visual que interfere na capacidade de uma pessoa realizar atividades cotidianas. Sobre os recursos disponíveis para pessoas com baixa visão, assinale a alternativa INCORRETA:


A Lupa manual ou lupa eletrônica.
B Lupa do Windows.
C ProDeaf.
D ZommIt.

(ENADE, 2018) Pense agora na possibilidade de um de vocês ou alguém de suas famílias terem algum tipo de dificuldade, a partir de determinada idade, para se locomover, ouvir, enxergar ou alcançar objetos. Em 1989, o arquiteto Ronald Mace, percebendo essa dificuldade, decidiu agrupar suas ideias para adaptar os ambientes em torno de um conceito que foi batizado de Design Universal, no qual propôs que os produtos fossem desenhados para serem acessíveis para todas as pessoas independentes de idade ou condição físicas, assim como os prédios fossem projetados com ambientes adaptáveis às mudanças relacionadas à vida humana. Uma casa adaptável é aquela que pode ser transformada sem dificuldades. Já os espaços públicos precisam, por lei, ser adaptados a pessoas com deficiências. Alguns itens podem ser melhores tanto para os lugares públicos quanto para as casas. Ter uma casa adaptável significa tomar cuidado com esses detalhes e pensar na possibilidade de alguma mudança. Considerando as informações do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Os princípios do Design Universal devem inserir-se na atividade projetiva, visando ao desenvolvimento de soluções que possibilitem a inclusão social relacionada aos diversos momentos da vida humana.
II- Os parâmetros estratégicos para o Design Universal consideram prioritariamente os grupos sociais como consumidores em potencial, para isso são qualificad


A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e II estão incorretas.

É correto apenas o que se afirma em:
I- O Design Universal é uma abordagem metodológica que busca desenvolver soluções projetivas que atendam às necessidades de todos os usuários, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas.
II- A ergonomia é uma área do conhecimento que busca solucionar problemas relacionados ao conforto, saúde, eficiência e adequação às limitações dos usuários.
III- A abordagem metodológica do Design Universal adota princípios da produção flexível, tendo como objetivo oferecer soluções baseadas na integração de aspectos projetivos relacionados tanto aos portadores de necessidades, quanto ao público em geral.
IV- O Design Universal, ao considerar o aspecto da longevidade na vida humana, contribui com a extensão do ciclo de vida do produto, pois reduz a rotatividade de soluções parciais em prol de resultados mais integrados e duradouros.
A I, III e IV.
B II e III.
C II, III e IV.
D II e IV.
A
B
C
D

Assinale a alternativa CORRETA:
I- Por meio do design se desenvolvem projetos para idosos com a observância dos requisitos ergonômicos, que proporcionam uma relação adequada entre usuário, objeto e tarefa a ser executada.
II- A ergonomia propõe solucionar problemas relacionados a conforto, saúde, eficiência e adequação às limitações dos usuários, por meio da análise do problema, visando facilitar a compreensão da ação que se deve executar.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina