Buscar

ME AJUDA A RESPONDE UMA QUESTÃO DISCURSIVAR ME AJUDA A RESPONDE UMA QUESTÃO DISCURSIVAR Leia o trecho abaixo também retirado da seção d...

ME AJUDA A RESPONDE UMA QUESTÃO DISCURSIVAR


ME AJUDA A RESPONDE UMA QUESTÃO DISCURSIVAR

Leia o trecho abaixo também retirado da seção de cartas da revista Veja, de 13/4/2005.

“Em 1991, o papa João Paulo II visitou São Luís do Maranhão. Na época, fui uma das escolhidas pela escola em que eu estudava, o Colégio Dom Bosco do Maranhão, para recepcionar Sua Santidade. A visita do papa é um momento inesquecível em minha vida. Jamais esquecerei o semblante tranqüilo, a face rosada de João II, a verdadeira expressão de paz.”

Através da linguagem utilizada pelo autor(a), podemos identificar o sexo, a faixa etária, a região, a escolaridade, nível social, o ponto de vista. Identifique esses itens e comente de que forma você conseguiu identificá-los.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho apresentado, é possível identificar que o autor ou autora é uma pessoa do sexo feminino, que estudou em uma escola católica chamada Colégio Dom Bosco do Maranhão, na região Nordeste do Brasil, e que teve a oportunidade de receber o Papa João Paulo II em 1991. Além disso, é possível perceber que a linguagem utilizada é formal e que o ponto de vista do autor ou autora é positivo em relação à visita do Papa. Essas informações foram identificadas a partir de pistas linguísticas presentes no texto, como o uso de pronomes e adjetivos que indicam gênero, a menção ao nome da escola e da cidade, e a escolha de palavras que transmitem uma emoção positiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais