Buscar

Um dos processos de fabricação mais comuns na área industrial é a usinagem. Mesmo empresas que não utilizam esse processo especificamente na fabric...

Um dos processos de fabricação mais comuns na área industrial é a usinagem. Mesmo empresas que não utilizam esse processo especificamente na fabricação de seus produtos, muitas vezes dispõem de um setor de manutenção mecânica, que faz uso de tornos mecânicos para fabricar ou ajustar ferramentas e elementos de máquinas para o processo. Outras empresas optam por terceirizar parcialmente ou totalmente esses processos com empresas especializadas. Contudo, é importante que o profissional da área de Engenharia de Produção tenha conhecimento sobre esse tipo de processo de fabricação, para que possa mediar essa relação com fornecedores internos ou externos, fundamental para a tomada de decisão. Acerca do processo de usinagem, responda:


a) Em que consiste um processo de usinagem? Cite pelo menos três métodos de usinagem.

b) Tipos de ferramentas (insertos), atualmente relativamente comuns nos processos de usinagem, são fabricados em metal duro (Widia). Em que consiste esse material e quais as suas principais características?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O processo de usinagem consiste em remover material de uma peça bruta, transformando-a em uma peça com as dimensões e formas desejadas. Alguns métodos de usinagem são: torneamento, fresamento, furação, retificação, mandrilamento, entre outros. b) O metal duro, também conhecido como carboneto de tungstênio, é um material composto por carboneto de tungstênio e cobalto. Suas principais características são a alta dureza, resistência ao desgaste e alta temperatura, o que o torna ideal para a fabricação de ferramentas de corte utilizadas em processos de usinagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais