Buscar

Nilson Araújo de Souza aborda em suas pesquisas a história da integração econômica latino-americana. SOUZA, Nilson Araújo de. América Latina, as on...

Nilson Araújo de Souza aborda em suas pesquisas a história da integração econômica latino-americana. SOUZA, Nilson Araújo de. América Latina, as ondas de integração. OIKOS, v. 11, n. 1, p. 87-126, 2012.

Considerando o contexto econômico da região e a noção de desenvolvimento, avalie as assertivas sobre a hipótese do autor.

 

I - Já durante o século XIX, o processo de integração latino-americano foi motivado pelo interesse do desenvolvimento comum e recíproco.

II- Esse processo se organizou por ¿ondas¿ condicionadas a inserção dos países latino-americanos no sistema internacional.

III- Nos momentos em que essa inserção ocorreu em situação favorável, a integração latino-americana foi fortalecida, com os países do continente buscando consolidar seus interesses específicos na negociação direta.

IV- Nos momentos em que essa inserção no sistema internacional apontou para prejuízos dos interesses regionais, a integração local não avançou. 

Assinale a alternativa correta.

 

I e II estão corretas.

II, III e IV estão corretas.

I, II e IV estão corretas.

I, III e IV estão corretas.

I, II e III estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais