Buscar

I - "A posição que um indivíduo tomará na sociedade e as atitudes que terá frente aos acontecimentos e diferenças sociais dependerão do nível de de...

I - "A posição que um indivíduo tomará na sociedade e as atitudes que terá frente aos acontecimentos e diferenças sociais dependerão do nível de desenvolvimento sócio-cognitivo deste indivíduo histórica e culturalmente situado. Vygotsky contribui com os estudos referentes ao pensamento do adulto uma vez que aponta para a importância de considerarmos os diferentes contextos sócio-culturais dos indivíduos. Suas ações serão resultado de seu conhecimento e de como relacionam e internalizam as informações que adquiriram.


Estudos evolutivos de diferentes perspectivas apontam que a compreensão mais aprimorada que o ser humano pode ser capaz – em termos de generalização, de abstração e criação de teoria – inicia em torno da adolescência. Esse nível tem a ver com todo o desenvolvimento físico e, evidentemente, com o próprio cérebro, com as possibilidades que o sujeito tem de construção de teorias e de como ele integra as informações obtidas de um objeto em um sistema de conhecimento. Aquilo que o sujeito é capaz de construir é fruto do que consegue fazer em um contexto social e cultural, específico, portanto, histórico.


É preciso que se entenda que o sujeito estudado por Piaget é o epistêmico, portanto o sujeito nas suas melhores possibilidades – o que ele pode vir a fazer. Isso não quer dizer que o sujeito real (o psicológico) faça daquela maneira, porque no plano do funcionamento, que é o psicológico, há diferenças significativas. Não significa que haja equívoco na teoria piagetiana, mas sim na sua interpretação."(COOPER, BERGONSI, KUHN, STOLTZ, 2010, p.18).

ISTO É,

II - Segundo os autores, a forma que o indivíduo se expressará no mundo dependerá do conhecimento histórico culturalmente adquirido. Os adultos, sob a perspectiva da teoria piagetiana, encontram-se no estágio das operações formais, e em termos de desenvolvimento cognitivo deverão dominar as capacidades de pensamento hipotético-dedutivo, garantindo as possibilidades de engajamento em ações que exijam a suficiência de evolução do pensamento abstrato.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
  • Ambas as asserções são proposições verdadeiras.
  • Ambas as asserções são proposições falsas.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II sintetiza a I.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina