Buscar

A investigação criminal, com seu resultado provisório (instrução preliminar), contribui para justificar (legitimando) a instauração de um processo ...

A investigação criminal, com seu resultado provisório (instrução preliminar), contribui para justificar (legitimando) a instauração de um processo penal fundado em um mínimo de elementos probatórios acerca do crime, evitando que o cidadão seja submetido, diante de qualquer notícia de crime, de forma direta e imediata, a um processo penal (PEREIRA, Eliomar da Silva. Teoria da investigação criminal – Monografias. Coimbra: Editora Almedina, 2010, p. 85).

Sobre a legitimação do processo pela investigação criminal, classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.

 

( ) A investigação criminal, cujo objeto é o crime, subsidia a instauração do processo penal e também se constitui em um meio de garantia ao cidadão indevidamente acusado.

( ) A investigação criminal bem conduzida evita que denúncias falsas ou carentes de fundamentos prosperem para um processo penal condenatório, podendo até mesmo evitar a instauração do processo penal.

( ) O inquérito policial é imprescindível à instauração do processo penal, pois sem o inquérito o processo é ilegítimo.

( ) A investigação criminal deve calçar-se em elementos probatórios mínimos de modo a justificar a instauração de um processo penal.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A) VFFV

B)FVFV

C)VVFF

D)VVFV


GABARITO DA QUESTÃO LETRA (D)

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) VVFV. Justificativa: - A investigação criminal, cujo objeto é o crime, subsidia a instauração do processo penal e também se constitui em um meio de garantia ao cidadão indevidamente acusado. (Verdadeiro) - A investigação criminal bem conduzida evita que denúncias falsas ou carentes de fundamentos prosperem para um processo penal condenatório, podendo até mesmo evitar a instauração do processo penal. (Verdadeiro) - O inquérito policial é imprescindível à instauração do processo penal, pois sem o inquérito o processo é ilegítimo. (Falso) - A investigação criminal deve calçar-se em elementos probatórios mínimos de modo a justificar a instauração de um processo penal. (Verdadeiro)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais