Buscar

Leia o texto e analise a imagem a seguir:   Árvore B Árvore B é uma estrutura de dados baseada em árvores de pesquisa balanceadas, semelhante a árv...

Leia o texto e analise a imagem a seguir:

 

Árvore B

Árvore B é uma estrutura de dados baseada em árvores de pesquisa balanceadas, semelhante a árvore rubro-negra. Essa estrutura é usada principalmente para minimizar o tempo em operações de E/S em dispositivos de armazenamento secundário, como discos magnéticos.

Como o acesso a memória secundária é muito mais custoso em relação ao acesso a memória principal, é necessário reduzir a quantidade de acessos a memória secundária. Tipicamente, acessar a memória secundária é seis vezes mais lento do que acessar a memória primária (memória RAM). A árvore B consegue minimizar esse problema armazenando nos seus nós uma quantidade de blocos da memória secundária na memória principal e mantendo uma altura de O(log n) onde n é o número de nós da árvore.

 

Unidade de disco

 

Uma unidade de disco é tipicamente composta por várias lâminas chamadas de trilhas que giram em torno de um eixo. A gravação das lâminas é feita pela extremidade de um braço que gira em torno de um eixo pivô. O tempo de acesso a um disco não é constante, pois depende da localização do braço em relação à trilha desejada.

A quantidade de dados que uma árvore B requisita da memória secundária pode não caber na memória principal, assim o algoritmo que busca as páginas do disco copia as páginas para a memória principal conforme necessário. Se for feita uma referência a uma página que não está na memória principal, uma busca será feita no disco pela página requerida e esta será inserida na árvore. As páginas que não estão em uso são retiradas da memória principal e gravadas novamente em disco.

 

Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta



A necessidade de árvores B surgiu com o aumento da necessidade de menos tempo para acessar a mídia de armazenamento.


Uma árvore B pode armazenar diversas chaves em vários nós e pode ter vários nós filhos.


Nas outras árvores de busca auto balanceadas, supõe-se que alguns elementos estejam na memória principal.


Uma árvore B permite armazenar grande número de chaves em um único nó, mantendo a altura da árvore.


Os dispositivos de armazenamento secundário são mais rápidos e possuem maior capacidade.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais