Buscar

6. Rian praticou um crime em maio de 2012, quando a pena prevista de forma abstrata na Lei A em vigência era de 3 a 6 anos. Em 2014, o legislador ...

6. Rian praticou um crime em maio de 2012, quando a pena prevista de forma abstrata na Lei A em vigência era de 3 a 6 anos. Em 2014, o legislador introduziu a Lei B que reduziu a pena do crime, que foi fixada no mínimo de 2 e no máximo de 3 anos. Em 2015, nova Lei C alterou a pena do mesmo crime, que passou a prever o mínimo de 4 e o máximo de 6 anos. Rian foi julgado e condenado em primeiro grau em 2016, ocorrendo o trânsito em julgado da sentença condenatória em 2017. Nesse caso, o condenado será apenado com a pena em vigor no ano de: a) 2012, Lei A, pois conforme a anterioridade, aplica-se a lei penal em vigência anterior à prática dos fatos. b) 2014, a Lei B no caso em tela terá retroatividade e ultratividade. c) 2015, Lei C, posto que é a lei em vigor no momento da sentença proferida pelo juízo. d) 2014, Lei B, no caso terá retroatividade, mas não ultratividade. e) 2012, Lei A, pois trata-se da lei em vigência no momento da ação ou da omissão, conforme teoria da atividade.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, a lei que reduz a pena deve ser aplicada retroativamente, mesmo que a sentença já tenha transitado em julgado. Portanto, a resposta correta é a alternativa b) 2014, a Lei B no caso em tela terá retroatividade e ultratividade.

0
Dislike0
User badge image

Agner Daniel

a)   2012, Lei A, pois conforme a anterioridade, aplica-se a lei penal em vigência anterior à prática dos fatos.

A ultratividade penal é um princípio que indica que a lei mais antiga deve ser aplicada se for mais benéfica para o réu. Neste caso, a Lei A é a mais antiga, mas ela estabelece uma pena mais severa do que as Leis B e C. Portanto, a ultratividade penal não se aplica aqui.

b)   2014, a Lei B no caso em tela terá retroatividade e ultratividade.

A retroatividade penal é o princípio que permite aplicar uma lei mais benéfica ao réu, mesmo que o crime tenha ocorrido antes da entrada em vigor dessa lei. A Lei B estabelece uma pena mais branda do que a Lei A, e entrou em vigor após a data do crime (27/06/2021). Portanto, a retroatividade penal se aplica, e a Lei B deve ser utilizada. Além disso, como a Lei B também é mais benéfica que a Lei C, a ultratividade penal também se aplica.

c)   2015, Lei C, posto que é a lei em vigor no momento da sentença proferida pelo juízo.

O princípio "tempus regit actum" significa que a lei em vigor no momento do fato é a que deve ser aplicada. No entanto, esse princípio pode ser afastado se uma lei mais benéfica entrar em vigor posteriormente. Neste caso, a Lei C é mais severa do que a Lei B, por isso o princípio "tempus regit actum" não se aplica.

d)   2014, Lei B, no caso terá retroatividade, mas não ultratividade.

O princípio "tempus regit actum" não se aplica aqui, pois a Lei B é mais benéfica que a Lei C.

e)   2012, Lei A, pois trata-se da lei em vigência no momento da ação ou da omissão, conforme teoria da atividade.

A lei em vigor na data do crime deve ser aplicada. No entanto, como explicado anteriormente, esse princípio pode ser afastado se uma lei mais benéfica entrar em vigor posteriormente. Neste caso, tanto a Lei B quanto a Lei C são mais benéficas que a Lei A.


Portanto, a alternativa correta é a B, pois a Lei B é mais benéfica para o réu e possui retroatividade e ultratividade penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais