Buscar

Nos anos 1950, o jornalismo impresso, ameaçado pela televisão e pelo rádio, procurava se tornar mais atrativo. Nesse período, os jornais promoveram...

Nos anos 1950, o jornalismo impresso, ameaçado pela televisão e pelo rádio, procurava se tornar mais atrativo. Nesse período, os jornais promoveram grandes reformas gráficas que alteraram significativamente a parte visual dos jornais. Além disso, as redações também passaram a ganhar novas configurações, por meio da divisão em editorias e sistemas de produção, além da implantação de processos mais dinâmicos, de acordo com Barbosa (2008).


Seguindo os conceitos da pesquisadora sobre a reforma gráfica nos jornais, observe as opções e marque as que estiverem corretas.



  1. Um dos marcos dessa mudança foi o Correio Brasiliense, um processo realizado gradualmente por Arlindo Machado, Marialva Barbosa e Ricardo Noblat.


  2. Nesse período houve uma reforma gráfica nos jornais que incluía o uso de imagens, diagramações mais elaboradas, uso de infografia e manchetes mais chamativas que passaram a ocupar mais espaço na página.


  3. No período de reforma gráfica nos jornais os aspectos visuais foram possíveis de ser alterados, enquanto os demais ficaram impedidos de alterações, pois havia necessidade de mais recursos para atender questões redacionais e editoriais. 


  4. De acordo com Ribeiro (2007), foi nesse período que o modelo norte-americano se implantou definitivamente no jornalismo nacional, provocando não só a modernização das empresas e dos textos, mas também a profissionalização dos jornalistas e a constituição de todo um ideário sobre o que era o jornalismo e qual era a sua função social.