Buscar

A respeito da formação de íons e seus respectivos raios iônicos são feitas as seguintes afirmacoes: 01 - Quando ânions são produzidos a partir de á...

A respeito da formação de íons e seus respectivos raios iônicos são feitas as seguintes afirmacoes:
01 - Quando ânions são produzidos a partir de átomos neutros, adicionam-se elétrons à camada mais externa sem qualquer variação da carga nuclear.
08 - A presença de elétrons adicionais na camada mais externa aumentará as repulsões entre os elétrons.
16 - Na formação de um ânion há, sem sombra de dúvidas, o aumento da camada mais externa, tornando o íon negativo maior que o átomo neutro.
64 - O decréscimo do tamanho de um cátion quando comparado com o seu respectivo átomo neutro é, frequentemente, resultado da remoção de todos os elétrons da camada mais externa do átomo que originou o cátion.
true
true
true
true
a) 01 e 08 são corretas.
b) 08 e 64 são corretas.
c) 16 e 64 são corretas.
d) Todas as afirmações são corretas.

Essa pergunta também está no material:

AD1   2007 2 com gabarito
4 pág.

Química Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) 01 e 08 são corretas". A afirmativa 01 está correta, pois quando um átomo neutro ganha elétrons para se tornar um ânion, a carga nuclear permanece a mesma, mas a quantidade de elétrons aumenta, o que resulta em um raio iônico maior que o raio atômico. A afirmativa 08 também está correta, pois a adição de elétrons na camada mais externa aumenta as repulsões entre eles, o que faz com que o raio iônico seja maior que o raio atômico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais