Buscar

O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica), segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (ge...

O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica), segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945). Particularizando, assinale a opção correta sobre a primeira fase.

Uma das características da primeira fase do Modernismo no Brasil é a reescritura de textos do passado, por exemplo: Oswald de Andrade pinçou trechos de “A Carta de Pero Vaz de Caminha” (prosa) e remontou-os em forma de poema; além disso, ele fez uma paródia de um dos mais famosos poemas do Romantismo da literatura brasileira, a “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias.
“Paulicéia Desvairada”, cujo autor é Mário de Andrade, é o título do romance considerado como marco inicial do Modernismo brasileiro.
Além da conhecida “tríade modernista”, são autores do Modernismo da primeira fase no Brasil: Manuel Bandeira, Menotti Del Picchia, Raul Bopp, Jorge Amado, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, Alcântara Machado e Plínio Salgado.
A primeira geração modernista é representada, principalmente, pela “tríade modernista”, isto é, os escritores Mário de Andrade, Vila-Lobos e Oswald de Andrade, que deram continuidade aos postulados de 1922, apresentando uma estética transgressora, testando os limites da forma e do conteúdo e combatendo as escolas tradicionais da literatura brasileira.
a) Uma das características da primeira fase do Modernismo no Brasil é a reescritura de textos do passado, por exemplo: Oswald de Andrade pinçou trechos de “A Carta de Pero Vaz de Caminha” (prosa) e remontou-os em forma de poema; além disso, ele fez uma paródia de um dos mais famosos poemas do Romantismo da literatura brasileira, a “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias.
b) “Paulicéia Desvairada”, cujo autor é Mário de Andrade, é o título do romance considerado como marco inicial do Modernismo brasileiro.
c) Além da conhecida “tríade modernista”, são autores do Modernismo da primeira fase no Brasil: Manuel Bandeira, Menotti Del Picchia, Raul Bopp, Jorge Amado, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, Alcântara Machado e Plínio Salgado.
d) A primeira geração modernista é representada, principalmente, pela “tríade modernista”, isto é, os escritores Mário de Andrade, Vila-Lobos e Oswald de Andrade, que deram continuidade aos postulados de 1922, apresentando uma estética transgressora, testando os limites da forma e do conteúdo e combatendo as escolas tradicionais da literatura brasileira.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO AVALIATIVO16
5 pág.

Literatura Brasileira I Colegio Notre DameColegio Notre Dame

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a". Uma das características da primeira fase do Modernismo no Brasil é a reescritura de textos do passado, por exemplo: Oswald de Andrade pinçou trechos de “A Carta de Pero Vaz de Caminha” (prosa) e remontou-os em forma de poema; além disso, ele fez uma paródia de um dos mais famosos poemas do Romantismo da literatura brasileira, a “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais