Buscar

Com relação a essa doença, suas causas e seu controle, é CORRETO afirmar que: I. É comum o surgimento de icterícia no bebê. II. Acidentes vascular...

Com relação a essa doença, suas causas e seu controle, é CORRETO afirmar que:

I. É comum o surgimento de icterícia no bebê.
II. Acidentes vasculares, que colocam o sangue materno em contato com o sangue do feto, possibilitam a sensibilização do sangue da mãe, quando esta tiver sangue do tipo Rh negativo e a criança Rh positivo.
III. Atualmente, esse problema tem sido mais bem controlado através da aplicação de soro anti-Rh em mulheres que acabam de ter o primeiro filho com sangue que pode gerar tal incompatibilidade.
IV. Ocorre a destruição de neurônios do bebê.
V. O pai da criança será Rh negativo para que o problema ocorra.
VI. Em casos graves, pode ocorrer o aborto ou natimorto.
a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente II e III são verdadeiras.
c) Somente III e IV são verdadeiras.
d) Somente II, IV e V são verdadeiras.
e) Somente II, III e VI são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

21 Exercícios Revisão
7 pág.

Biologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) Somente II, III e VI são verdadeiras." Explicação: A doença em questão é a incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto, que ocorre quando a mãe tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. I. É comum o surgimento de icterícia no bebê. - Verdadeiro. A incompatibilidade sanguínea pode levar à icterícia neonatal. II. Acidentes vasculares, que colocam o sangue materno em contato com o sangue do feto, possibilitam a sensibilização do sangue da mãe, quando esta tiver sangue do tipo Rh negativo e a criança Rh positivo. - Verdadeiro. A sensibilização ocorre quando o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto, geralmente durante o parto. III. Atualmente, esse problema tem sido mais bem controlado através da aplicação de soro anti-Rh em mulheres que acabam de ter o primeiro filho com sangue que pode gerar tal incompatibilidade. - Verdadeiro. O soro anti-Rh é uma medida preventiva que pode ser aplicada após o parto para evitar a sensibilização da mãe. IV. Ocorre a destruição de neurônios do bebê. - Falso. A incompatibilidade sanguínea pode levar à anemia fetal, mas não à destruição de neurônios. V. O pai da criança será Rh negativo para que o problema ocorra. - Falso. O pai pode ser Rh positivo ou negativo, o importante é que a mãe seja Rh negativo e o feto Rh positivo. VI. Em casos graves, pode ocorrer o aborto ou natimorto. - Verdadeiro. A incompatibilidade sanguínea pode levar a complicações graves, como aborto ou natimorto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina