Buscar

A fisiopatologia do FEO está relacionada à hipersecreção de catecolaminas, como epinefrina e norepinefrina, e a ativação dos receptores adrenérgico...

A fisiopatologia do FEO está relacionada à hipersecreção de catecolaminas, como epinefrina e norepinefrina, e a ativação dos receptores adrenérgicos. Quais são os principais receptores envolvidos na fisiopatologia da doença, onde eles se localizam e quais os principais efeitos da sua ativação?

Como no feocromocitoma, ocorre uma superprodução de catecolaminas, geralmente devido a uma alteração genética no tumor.
Essas catecolaminas em excesso podem se ligar aos receptores adrenérgicos e de dopamina, desencadeando respostas fisiológicas que resultam nos sintomas característicos da doença.
Existem vários tipos de receptores envolvidos na regulação da produção e ação das catecolaminas, incluindo os seguintes: adrenérgico alfa, beta e os receptores de dopamina.

Essa pergunta também está no material:

CASO 5 - MARCOS EDUARDO
8 pág.

Farmacologia II Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais receptores envolvidos na fisiopatologia do feocromocitoma são os receptores adrenérgicos alfa e beta. Os receptores alfa estão localizados principalmente nos vasos sanguíneos, onde sua ativação causa vasoconstrição, aumento da pressão arterial e diminuição do fluxo sanguíneo para os órgãos. Já os receptores beta estão localizados principalmente no coração e nos brônquios, onde sua ativação causa aumento da frequência cardíaca e dilatação dos brônquios. A ativação desses receptores pelos excessos de catecolaminas pode levar a sintomas como hipertensão arterial, taquicardia, palpitações, sudorese, dor de cabeça, ansiedade, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais