Buscar

Toda linguagem consiste em um vocabulário e em uma sintaxe. Sobre essa afirmação, é correto dizer: I. Temos um conjunto de palavras que têm signifi...

Toda linguagem consiste em um vocabulário e em uma sintaxe. Sobre essa afirmação, é correto dizer:

I. Temos um conjunto de palavras que têm significado e seguem as regras de formação de frases.

II. Essas regras indicam como as sentenças podem ser formadas a partir das palavras de vários tipos.

III. Essas regras não são universais, portanto, exigem reflexão e adequação.

IV. Assim, existem dois tipos de sentenças falsas ou pseudoproposições: podemos empregar uma palavra de forma errada porque desconhecemos seu significado, mas pode acontecer também que você conheça o significado da palavra, mas a empregou de forma errada, fora das regras gramaticais, de modo que não faz sentido.

V. Os positivistas lógicos acreditavam que, na metafísica, existem tanto as pseudoproposições quanto o mau uso da linguagem.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação I está correta. Toda linguagem possui um vocabulário, ou seja, um conjunto de palavras que possuem significado, e uma sintaxe, que são as regras de formação de frases. A afirmação II também está correta, pois as regras de sintaxe indicam como as sentenças podem ser formadas a partir das palavras de vários tipos. A afirmação III é parcialmente correta, pois as regras de sintaxe são universais, mas a adequação pode variar de acordo com o contexto e a situação comunicativa. A afirmação IV está correta, pois podemos empregar uma palavra de forma errada por desconhecer seu significado ou por não seguir as regras gramaticais, o que pode gerar sentenças falsas ou pseudoproposições. A afirmação V não está diretamente relacionada à afirmação inicial, mas é uma informação válida sobre a visão dos positivistas lógicos em relação à metafísica e ao uso da linguagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais