Ed
há 4 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I – No Brasil, a preocupação com os bem-dotados existe desde 1929, quando a psicóloga e educadora russa Helena Antipoff sensibilizava a todos para a necessidade de se levar em conta essa parcela da população, buscando alternativas que pudessem favorecer o desenvolvimento pleno desses indivíduos. Verdadeira. II – O professor não precisa identificar a criança portadora de altas habilidades sabendo que estas crianças são capazes de desenvolver seus estudos e seus talentos por conta própria. Falsa. É importante que o professor identifique essas crianças para que possam receber o suporte necessário. III – Existe uma desinformação significativa quanto à existência dessa parcela da população e, mais ainda, da necessidade de identificá-la e proporcionar meios de aprimorar os talentos encontrados. Verdadeira. IV – Entre as décadas de 1970 e 1990, vários programas voltados para o superdotado surgiram em diferentes Estados, e, também, no Distrito Federal que, desde 1977, tem um programa de atendimento voltado para os superdotados. Entretanto, essas iniciativas ainda não garantiriam o acolhimento e efetivo atendimento dessa clientela pelas escolas e autoridades. Verdadeira. V – As decisões políticas brasileiras emanadas do Ministério da Educação em muito foram influenciadas pela Declaração de Salamanca, promulgada, na Espanha, em junho de 1994, sobre princípios, política e prática em Educação Especial. Falsa. A Declaração de Salamanca se refere mais a necessidades educacionais especiais em geral, e não especificamente a altas habilidades. VI – Em 1994, a Secretaria de Educação Especial lança a série Atualidades Pedagógicas. Nesta, um dos volumes refere-se às “Tendências e Desafios da Educação Especial”, no qual Alencar (1993) ressalta que “o ensino no país está voltado para o aluno médio e abaixo da média, deixando-se de lado os alunos mais capazes”. Verdadeira. VII – Os desafios que vêm sendo colocados para a área educacional, no que diz respeito ao desenvolvimento de altas habilidades e talentos, são grandes e complexos. Verdadeira. VIII – Helena Antipoff, que foi uma das primeiras pessoas no país a se preocupar e dar atenção ao desenvolvimento de talentos no quadro geral da Educação Especial. Verdadeira. Agora, vamos compilar as afirmativas corretas: - I: Correta - II: Incorreta - III: Correta - IV: Correta - V: Incorreta - VI: Correta - VII: Correta - VIII: Correta As afirmativas corretas são I, III, IV, VI, VII e VIII. Analisando as alternativas: a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. (Incorreta) b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. (Correta) c) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. (Incorreta) d) Somente as afirmativas IV, V e VI estão corretas. (Incorreta) e) Todas as afirmativas estão corretas. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
TAMYRIS PONTES TEIXEIRA DOS SANTOS
ano passado
A Educação Especial no Brasil busca garantir igualdade de oportunidades educacionais, incluindo alunos com altas habilidades e superdotação. Helena Antipoff já falava sobre a importância de atender essa parcela da população. Por isso, a letra C é a correta: I, III, V e VII.
Desde 1929 ela falava sobre a importância de atender essa parcela da população, contribuindo para a sensibilização sobre a necessidade de desenvolvimento dessas pessoas.
Contudo, ainda existem desafios, como desinformação e a urgência de identificação e suporte adequados.
Mais perguntas desse material