Buscar

A teoria pós-crítica distancia-se do conceito polarizado de poder, da teoria crítica. Questiona as noções de emancipação e libertação, presentes no...

A teoria pós-crítica distancia-se do conceito polarizado de poder, da teoria crítica. Questiona as noções de emancipação e libertação, presentes nos estudos da teoria crítica, por seus pressupostos essencialistas. Nessa questão, essas teorias visualizam o conhecimento como parte inerente ao poder. Em contraste com as teorias críticas, as teorias pós-críticas não limitam a análise do poder ao campo das relações econômicas do capitalismo. Sobre as características que definem as teorias pós-críticas, assinale a alternativa CORRETA:


A Argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder, assim como as teorias críticas limitam a análise do poder ao campo das relações econômicas do capitalismo.
B Formulam uma verdade absoluta, com os resultados baseados em possibilidades de outras linguagens, mas que devem ser comprovadas cientificamente e problematizadas pelo rigor científico.
C Enxergam o conhecimento como parte inerente ao poder, e a organização do poder é ampliada para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
D Contestam as ideias que aprisionam o sujeito, procurando desvelar posturas salvacionistas, progressistas e positivistas contidas no currículo, problematizando as relações saber-poder e a cultura nele contidas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Curriculo e Didatica na Educação do Surdo
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Enxergam o conhecimento como parte inerente ao poder, e a organização do poder é ampliada para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade. As teorias pós-críticas questionam as noções de emancipação e libertação presentes nos estudos da teoria crítica, por seus pressupostos essencialistas, e não limitam a análise do poder ao campo das relações econômicas do capitalismo. Além disso, ampliam a organização do poder para incluir processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais