Buscar

Sobre a educação indígena em perspectiva histórica, assinale a seguir a alternativa correta: Diferentemente da Educação Escolar Indígena, a educa...

Sobre a educação indígena em perspectiva histórica, assinale a seguir a alternativa correta:


Diferentemente da Educação Escolar Indígena, a educação indígena nomeia experiências restritas ao espaço escolar.
A experiência colonial com a educação indígena revela uma preocupação específica com a educação de crianças, revelando uma intenção explícita de dominação a médio e longo prazo.
A educação indígena é uma experiência anterior ao contato com os não indígenas, pois todas as culturas têm seus próprios processos de educação. Contudo, é com a experiência da educação assimilacionista que os povos indígenas ingressam na modernidade e se começam a se tornar civilizados.
Durante o período do Império e da República, o ideal civilizacionista via problema na atuação da educação escolar indígena, atuando para que eles fossem retirados de sua comunidade, abandonassem seus hábitos e fossem perfeitamente incorporados a cultura brasileira de forma coercitiva.
Ao contrário do que possa parecer, a educação indígena em nada se relaciona com processos educacionais formais e institucionais, mas penas a experiências informais e flexíveis de ensino-aprendizagem.

Essa pergunta também está no material:

O INDÍGENA E A EDUCAÇÃO
4 pág.

Historia da Educacao e Historia Indigena Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A experiência colonial com a educação indígena revela uma preocupação específica com a educação de crianças, revelando uma intenção explícita de dominação a médio e longo prazo."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais