Buscar

Por falta de herdeiros, com a morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, o trono português terminou nas mãos do rei Filipe II...

Por falta de herdeiros, com a morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, o trono português terminou nas mãos do rei Filipe II, da rama espanhola da casa de Habsburgo. Todavia, surgiu o Sebastianismo que foi um movimento místico-secular, que ocorreu em Portugal na segunda metade do século XVI, como consequência da morte do monarca. Sobre o Sebastianismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) O povo nunca aceitou a morte do rei, divulgando a lenda de que ele ainda se encontrava vivo, apenas esperando o momento certo para voltar ao trono e afastar o domínio estrangeiro.

(  ) O sebastianismo tem suas raízes na concepção religiosa do messianismo, que acredita na vinda ou no retorno de um enviado divino, o messias; um redentor, com capacidade para mudar a ordem das coisas e trazer paz, justiça e felicidade.

(  ) Foi um movimento que traduziu uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre.

(  ) O Sebastianismo também influenciou certos movimentos brasileiros em todo o país, por exemplo, Antônio Conselheiro empregou-o em seus discursos à população de Canudos. Segundo ele, Dom Sebastião iria retornar dos mortos para restaurar a monarquia no Brasil, atraindo, assim, a ira do recém-inaugurado governo republicano do Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A ) F - V - F - V.


B ) V - V - V - V.


C ) F - F - F - V.


D ) F - V - F - F.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) F - V - F - V. Justificativa: - (F) O povo nunca aceitou a morte do rei, divulgando a lenda de que ele ainda se encontrava vivo, apenas esperando o momento certo para voltar ao trono e afastar o domínio estrangeiro. Essa afirmação é falsa, pois o povo português aceitou a morte do rei D. Sebastião, mas surgiu o movimento sebastianista que acreditava em seu retorno. - (V) O sebastianismo tem suas raízes na concepção religiosa do messianismo, que acredita na vinda ou no retorno de um enviado divino, o messias; um redentor, com capacidade para mudar a ordem das coisas e trazer paz, justiça e felicidade. Essa afirmação é verdadeira, pois o sebastianismo era um movimento místico-secular que acreditava no retorno de D. Sebastião como um messias. - (F) Foi um movimento que traduziu uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre. Essa afirmação é falsa, pois o sebastianismo não era apenas uma inconformidade com a situação política vigente, mas sim um movimento que acreditava no retorno de D. Sebastião como um messias. - (V) O Sebastianismo também influenciou certos movimentos brasileiros em todo o país, por exemplo, Antônio Conselheiro empregou-o em seus discursos à população de Canudos. Segundo ele, Dom Sebastião iria retornar dos mortos para restaurar a monarquia no Brasil, atraindo, assim, a ira do recém-inaugurado governo republicano do Brasil. Essa afirmação é verdadeira, pois o sebastianismo também influenciou movimentos no Brasil, como o de Antônio Conselheiro em Canudos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais