Buscar

No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às ...

No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Os programas materno-infantis, elaborados nas décadas de 30, 50 e 70, traduziam uma visão restrita sobre a mulher, baseada em sua especificidade biológica e no seu papel social de mãe e doméstica, responsável pela criação, pela educação e pelo cuidado com a saúde dos filhos e demais familiares. Com o movimento feminista, as mulheres organizadas reivindicaram, portanto, sua condição de sujeitos de direito, com necessidades que extrapolam o momento da gestação e parto. Sobre a criação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), todas as afirmacoes estão corretas, exceto:


a) O PAISM foi criado em 1984 pelo Ministério da Saúde e propôs uma abordagem global da saúde da mulher em todas as fases do seu ciclo vital, e não apenas no ciclo gravídico-puerperal.
b) O PAISM incorporou como princípios e diretrizes as propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, bem como a integralidade e a equidade da atenção, num período em que, paralelamente, no âmbito do Movimento Sanitário, ocorria o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, seguiu seus princípios e diretrizes.
c) O PAISM incluía ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, em planejamento familiar, em infecções sexualmente transmissíveis, em casos de câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres.
d) O programa enfrentou dificuldades políticas, financeiras e operacionais para a sua implementação, que impediram que se concretizasse de forma efetiva no cotidiano da atenção à saúde da mulher.
e) O PAISM incluía ações de atenção ao climatério/menopausa e a inclusão da perspectiva de gênero e raça nas ações desenvolvidas, bem como atenção às mulheres rurais, com deficiência, negras, indígenas, presidiárias e lésbicas, e a participação nas discussões e atividades sobre saúde da mulher e meio ambiente.

Essa pergunta também está no material:

POLITICAS DE ATENÇÃO A SAUDE DA MULHER- QUESTIONARIO ll
14 pág.

Enfermagem Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Todas as afirmativas estão corretas, exceto a alternativa d) O programa enfrentou dificuldades políticas, financeiras e operacionais para a sua implementação, que impediram que se concretizasse de forma efetiva no cotidiano da atenção à saúde da mulher. Na verdade, o PAISM foi implementado em todo o país e teve um impacto significativo na melhoria da saúde da mulher, especialmente nas regiões mais carentes. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir a efetividade do programa em todo o território nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais